A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promoveu de 06 a 08 de junho, uma capacitação de formulários do Cadastro Único para entrevistadores, digitadores, coordenadores e técnicos de 09 municípios regionais.
A capacitação, que ocorreu no Centro Regional de Governo, teve como palestrante Edna Ribeiro Villacorte técnica da Seaster e a coordenadora do CadÙnico do Estado Nayana Diniz.
“A avaliação da turma é que ela está muito boa. Foram capacitadas aqui 35 pessoas de vários municípios e a turma está preparada. A gente sai daqui com a certeza de que agora os dados são mais reais do que nunca. É um cadastro de qualidade e que a partir de agora a gente vai estar fazendo no município de Santarém e nos outros municípios aprimorando o cadastro único que é a maior fonte de dados do Brasil", avaliou Nayana.
Haroldo Xavier, Assistente Social do Cras Ribeirinho, esteve entre os capacitados. “Pra mim foi muito importante. Eu precisava de informações principalmente em relação ao cadastro único, muitas dúvidas que as vezes o cadastrador não consegue resolver e precisa passar pelo técnico que deve estar também atualizado. É importante que nós como técnicos saibamos como direcionar melhor o trabalho", disse Haroldo.
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana falou sobre a importância da capacitação.
“Um dos pilares da política de assistência social no município é a frequente capacitação de nossas equipes. Momentos como estes trazem muito conhecimento aos nossos técnicos e qualificam o atendimento ao nosso usuário que diariamente busca pelos nossos centros de atendimento. Temos a equipe de assistentes sociais que fazem atendimentos na região de rios e que estão aprimorando a cada dia o atendimento prestando. A gestão municipal através da Semtras sempre estará disponível para momentos como estes que atendem não só a nossa cidade, mas a todos os municípios da região", observou Sandra.