1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Santarém recebe projeto 'Acolhida nas Comunidades' do CIEE
Santarém recebe projeto 'Acolhida nas Comunidades' do CIEE Autor: Ronaldo Ferreira

Santarém recebe projeto 'Acolhida nas Comunidades' do CIEE

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
O projeto tem o intuito de contribuir com adolescentes e jovens que buscam mais informações sobre o mundo do trabalho

A Prefeitura de Santarém recebeu nesta terça-feira, 27, o projeto Acolhida nas Comunidades do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE). Pela manhã, as informações sobre o projeto foram repassadas para adolescentes e pais do serviço de medida socioeducativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no auditório do Restaurante Popular.

À tarde, foi a vez dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social CRAS (Santarenzinho). Adolescentes e pais estiveram participando e também já se comprometeram em fazer o cadastro e participar do projeto.

O projeto tem o intuito de contribuir com adolescentes e jovens que buscam mais informações sobre o mundo do trabalho.

De acordo com o Unicef – parceiro do CIEE nesta ação - a acolhida virtual reforça a importância da troca de experiências para o acesso dos mais jovens ao desenvolvimento pessoal e profissional, com oportunidades e inserção no mundo de trabalho adequado a cada faixa etária, além de proporcionar aos jovens o conceito de projeto de vida e a proteção e garantia de direitos. 

"É interessante porque dá uma visão sobre como o jovem pode entrar para o mercado de trabalho e isso faz com que as pessoas pensem no futuro. Pela palestra que tivemos hoje, será uma oportunidade para o ingresso no mercado do trabalho e algumas empresas estão oferecendo essas vagas para a população", Observou o pai de um socioeducando.

“Hoje nós abordamos sobre o programa de aprendizagem, trazendo informações sobre a lei da aprendizagem 10.097/2000, a lei do estágio 11.788 de 2008, trazendo para os jovens o conhecimento sobre o mercado do trabalho, as perspectivas sobre o mundo do trabalho, trazendo reflexões. Hoje o jovem consegue ter o olhar sobre essa inserção e como acontece o cadastro através do portal do CIEE e, também, a questão de se qualificar pelos cursos do saber virtual que são cursos gratuitos na plataforma do CIEE", explicou Juliana Leal, assistente social do CIEE.

"Foi um momento ímpar para esses jovens que estão sendo preparados para o mercado de trabalho. Eles receberam orientações sobre como fazer bom uso da Internet para qualificação profissional, foram orientados sobre como se portar em uma entrevista de emprego, receberam orientações sobre o currículo, acho de suma importância essa interação para os jovens que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho", observou Roberta Oliveira Aguiar, coordenadora do MSE-Creas.

A atividade da manhã contou com a presença de 19 participantes.

"Foi um dia de melhorar o conhecimento sobre as ferramentas que serão utilizadas para o ingresso no mercado de trabalho. Sem dúvidas, o CIEE é um grande parceiro da assistência social por estar socializando todas as informações sobre seus projetos, programas e cursos que irão dar norte para nossos usuários seguirem um caminho de independência, construindo seus sonhos", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.