3. Assistência Social
Santarém foi sede de Reunião Regional do CNAS Norte Autor: Divulgação Semtras

Santarém foi sede de Reunião Regional do CNAS Norte

Geisa de Oliveira
A reunião contou com a presença de representantes do Pará, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre.

Durante 2 dias, 28 e 29, Santarém sediou a primeira Reunião Regional do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) Norte, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Esta foi a primeira reunião realizada no município, onde foram realizados importantes debates e oficinas, e contou com representantes dos estados do Pará, Amapá, Roraima, Rondônia e Acre e debateu sobre a aplicação da resolução do CNAS/MDS nº 100 de 20 de abril de 2023, que estabelece as diretrizes para a estruturação, reformulação, financiamento e acompanhamento dos Conselhos de Assistência Social dos Estados, Distrito Federal e Municípios, com o objetivo de fortalecer e consolidar o controle social na Política Nacional de Assistência Social.

Margarete Alves, presidente do CNAS no segmento dos trabalhadores, avaliou como produtivo os dois dias em Santarém.

"Tivemos uma reunião do Fórum de Articulação dos Conselhos - Fonaces e a reunião do Conselho Regional Norte que só não contou com a presença dos estados do Tocantins e Amazonas. Foi um debate muito rico, produtivo, não só em relação as palestras, mas em relação aos trabalhos de grupos. Recebemos todas as propostas dos segmentos. Foi discutida a inclusão do fator Amazônico, que nós do CNAS temos que ter esse olhar diferenciado do Norte, a realidade regional aqui, não é a do Sul, Sudeste, então isso aqui foi muito clamado e é claro que a gente volta com esse compromisso e, também, com a participação da Região Norte no G30, que é o quê eles mais pediram aqui", avaliou Gorete.

Zósimo Sousa, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, destacou a importância de estar sempre discutindo os desafios.

"A pauta do Conselho Social é uma pauta a gente precisa estar sempre aprimorando, discutindo. E esses espaços aqui em Santarém que a gente venceu, são espaços extremamente ímpares, porque na região Norte a gente conseguiu discutir desafios e discutir potencialidade. É importante dizer e agradecer principalmente o Conselho Municipal de Assistência Social [CMASS] e a gestão de Santarém, que, gentilmente, colaborou com a gente nesse processo. Que colaborou com seus profissionais, que nos deu todo o apoio possível para que a gente realizasse isso,” avaliou o Zósimo.

"Então, para nós, como município, como Conselho, foi de grande valia. Porque trouxe novos conhecimentos, alguns entendimentos que nós, como Conselho Municipal não sabíamos. Aqui a gente pôde aprimorar mais. Trouxeram bastante informação, distribuíram materiais, e isso é muito importante para nós que estamos aqui na ponta", observou Ládia Rufino, vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Santarém foi o anfitrião dessa importante reunião.

“A alegria de Santarém estar recebendo esse momento tão especial. Experiências exitosas de conhecimento. É importante esses momentos para que a Amazônia, sim, ela se fortaleça cada vez mais, como articulação, como liderança política, como controle social, para que a gente possa estar fortalecendo as nossas falas, porque nós somos uma região diferente, sim, de se trabalhar. Então, a gente precisa estar cada vez mais fortalecida, empoderada, estar conhecendo. Para representantes estaduais, governadores, prefeitos, então é importante que a gente realmente esteja aí cada vez mais próximo, de alcançar e fortalecer para estar levando as nossas pautas junto ao governo federal. Parabéns a todos que estiveram aqui, disseram sim para esse encontro em Santarém,” avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.