3. Assistência Social
  4. Santarém esteve representada no III Fórum das Mulheres do Baixo Amazonas
Santarém esteve representada no III Fórum das Mulheres do Baixo Amazonas Autor: Divulgação Semtras

Santarém esteve representada no III Fórum das Mulheres do Baixo Amazonas

Geisa de Oliveira
O evento aconteceu em Óbidos nos dias 21 e 22 deste mês

A Prefeitura de Santarém esteve representada no III Fórum das Mulheres do Baixo Amazonas, que aconteceu na cidade de Óbidos, nos dias 21 e 22 deste mês, organizado pelo Ministério Público do Estado do Pará,  Associação das Organizações de Mulheres do Baixo Amazonas (AOMTBAM), Prefeitura de Óbidos e Mineração Rio do Norte.

De acordo com Raimunda Silva, representante da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e coordenadora do Centro Maria do Pará, o evento teve como tema Gênero e clima: impactos interseccionais, onde foram feitas as ligações da natureza com a mulher, foram realizadas mesas compostas por vários promotores do Ministério Público de Óbidos, Santarém e Belém.

Santarém esteve também representada por mulheres da Diocese de Santarém e mulheres domésticas.

Na abertura foi discorrido o tema Justiça climáticas: um desafio para as mulheres Amazônicas; em seguida foram formadas as mesas com os subtemas e depois debates. Os subtemas das mesas foram:

1. Ser mulher exige cuidados

2. Ser Mulher é ocupar os lugares onde se planeja a vida

3. Ser Mulher é ser Feliz

O evento contou com a participação da secretária do Ministério das Mulheres, Carmem Foro, que destacou as políticas públicas para as mulheres.

"Participar desse fórum com mulheres de várias realidades com certeza foi gratificante e rendeu muito aprendizado, pois foram discutidos temas como empreendedorismo, saúde mental, agricultura familiar em harmonia com a floresta, experiências diversificadas. Falamos sobre nossa contribuição com experiências que temos no atendimento à mulher em situação de violência. Falamos como funciona em Santarém a  rede de defesa e proteção e percebermos que neste sentido estamos à frente das cidades do Baixo Amazonas, e pudemos falar sobre as dificuldades que elas possuem para atender as mulheres que precisam. Trocar experiências com certeza foi muito gratificante, pois sempre aprendemos muito", explicou Raimunda.

"Santarém esteve muito bem representada neste III Fórum, que trouxe mais uma vez temas importantíssimos e atuais para as mulheres. Parabenizamos o Ministério Público e parceiros na realização de mais este evento", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

O Fórum teve participação de 428 mulheres do Baixo Amazonas. A próxima edição será no município de Alenquer.