3. Assistência Social
  4. Concedido pela Fundação Abrinq, Santarém recebe pela segunda vez consecutiva o Prêmio Prefeito Amigo da Criança
Concedido pela Fundação Abrinq, Santarém recebe pela segunda vez consecutiva o Prêmio Prefeito Amigo da Criança Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, recebeu ontem, quarta-feira (12), em Brasília, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. Esta é a segunda vez consecutiva que o município recebe essa premiação, outorgada pela Fundação Abrinq para os 100 melhores prefeitos do Brasil no quesito políticas públicas para crianças e adolescentes. Entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, Santarém ficou entre os 100 com a pauta prioritária para a infância.

A premiação reconhece os gestores de municípios brasileiros que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação Abrinq. Assim, os prefeitos e prefeitas que desenvolveram políticas voltadas às crianças e aos adolescentes e contribuíram para a melhoria de indicadores importantes para este público recebem o reconhecimento pleno de "Prefeito Amigo da Criança".

Dentro da gestão municipal, o acompanhamento das ações de governo e alcance de metas ficaram sob a coordenação da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), que geriu o Programa Prefeito Amigo da Criança de Santarém, coordenado pela técnica Roselene Andrade.

"Mais uma vez recebemos essa notícia com muita alegria. É orientação constante do prefeito Nélio continuarmos avançando com as políticas voltadas a crianças e adolescentes em nosso município, pois reconhecemos que elas são o futuro e merecem ter da gestão todos os cuidados e acompanhamentos necessários”, observou Celsa Brito, titular da pasta de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

"Agradecemos à Fundação Abrinq, à nossa equipe da Semtras e demais secretarias, à primeira-dama e secretária Celsa pelo apoio e dedicação. Juntos, continuaremos avançando na construção de um futuro melhor para as nossas crianças, pois elas são o nosso maior patrimônio", ressaltou o prefeito Nélio.

O prêmio simboliza um conjunto de ações que implementam e fortalecem as políticas públicas de garantia de direitos de crianças e adolescentes ao desenvolvimento integral e infância protegida.

As ações que levaram Santarém a obter o reconhecimento foram e são desenvolvidas em todas as secretarias municipais de governo. Destaque para a construção de creches e escolas que possibilitou um grande salto no número de crianças inclusas na educação infantil: em 2017 no início da gestão, era apenas um centro de educação infantil e outras unidades hospedadas funcionando em imóveis alugados. De lá pra cá, são 35 centros e 11 novas unidades de educação infantil.

O governo manteve, também, o fortalecimento e a regularidade da merenda escolar, também, desenvolveu projetos sociais de proteção e inclusão na Assistência social e os cuidados na Saúde, fortalecimento dos Conselhos Tutelares, entre outros.

O resultado do prêmio coincidiu mais uma vez com a programação de aniversário de Santarém, que este ano completa 363 anos de fundação e o ponto forte é a entrega de 53 obras na área da educação, entre escolas construídas, reformadas ou ampliadas e novos centros e unidades de educação infantil.

Criado em 1996, o Programa Prefeito Amigo da Criança mobilizou mais de 10 mil prefeitos (as) para a implementação de ações em favor da criança e do adolescente, de modo articulado e integrado, com participação social e transparência, reconhecendo gestores de todo o País que fortaleceram o Sistema de Garantia de Direitos e melhoraram a vida de crianças e adolescentes.