A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), recebeu na manhã desta sexta-feira (01), uma equipe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A enfermeira Perla Katheleen Valente Corrêa e a terapeuta ocupacional Bianca Casseb Medeiros foram as representantes no Programa no município. Santarém é o único município do estado do Pará, convidado para fazer parte do projeto de garantia de direitos do PNUD, através do Ministério da Mulher, da Familia e dos Direitos Humanos.
De acordo com Perla Valente, o projeto foi pensado visando o serviço de garantia de direitos, especificamente para crianças e jovens indígenas, propondo algo específico para essa população.
“Estamos em Santarém fazendo um levantamento, juntamente com os atores envolvidos nesse processo, na questão dos conselheiros tutelares, Secretaria de Assistência Social e os demais entes envolvidos e interessados que são as crianças e os adolescentes indígenas, visando a melhoria desse serviço de garantia de direitos.”, esclareceu Perla.
A reunião contou com a presença da chefe do Núcleo do Sistema Único de Assistência Social, Adriany Oliveira, chefe do Núcleo de Planejamento e Políticas Públicas, Roselene Andrade, e da secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana.
“Nos sentimos honrados em ser o único município do estado do Pará convidado para fazer parte do projeto de garantia de direitos do PNUD, através do Ministério da Cidadania. Com certeza, esse projeto só vem fortalecer a política voltada para os indígenas da cidade e, também, os refugiados indígenas da etnia Warao, que acolhemos desde 2017”, destacou Sandra Santana.