1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Pela 4ª vez consecutiva, Prefeitura de Santarém recebe o selo MigraCidades
Pela 4ª vez consecutiva, Prefeitura de Santarém recebe o selo MigraCidades Autor: Rony Aires

Pela 4ª vez consecutiva, Prefeitura de Santarém recebe o selo MigraCidades

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Entrega da certificação foi de forma remota; reconhecimento faz parte do processo de certificação

A solenidade de entrega foi na manhã desta quinta-feira (16), de forma on-line, e a premiação entregue pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU para as migrações e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

 

Esta é a 4ª vez consecutiva que a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), que administra a Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), recebe a certificação do selo MigraCidades.

 

O selo é parte do processo de certificação MigraCidades: aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil e foi entregue aos governos locais que participaram com sucesso de todas as etapas previstas até a certificação.

 

No Estado do Pará, somente Santarém recebeu a certificação que tem o objetivo de apoiar os governos locais a aprimorarem o acolhimento e a integração das pessoas migrantes.

 

Dentre as ações já implementadas por Santarém, destacam-se as principais atividades realizadas, com o acolhimento institucional que desde 2017 vem desenvolvendo acolhimento aos migrantes venezuelanos, em sua maioria indígenas da etnia Warao; acesso e integração à educação; ao mercado de trabalho; às políticas de Assistência Social e Cidadania; à saúde; à integração à educação.

 

 

O município se destacou, pois os direitos das pessoas migrantes à educação são assegurados pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

 

“Com muita alegria que a gente recebe essa certificação e estarmos entre vários municípios do país recebendo o certificado. É a confirmação que a gente está caminhando junto com outras políticas públicas, junto com as secretarias municipais de saúde, educação, trazendo esse atendimento para esse público migratório. É um desafio muito grande, por conta do dialeto, da cultura. O certificado a gente recebe, mas é de toda essa grande equipe que soma forças para estar fazendo esse desafiador acolhimento em Santarém”, pontuou a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.

 

Além da secretária de Assistência Social, estiveram acompanhando a certificação, a chefe do Núcleo de Gestão do Suas, Adriany Oliveira, a coordenadora da Proteção Social Especial, Marlen Ribeiro e o coordenador da Casa de Acolhimento e Famílias (CAAF), Haroldo Gonzaga.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.