1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Santarém é a primeira cidade do Brasil a receber projeto de apoio à alimentação do Instituto Assaí
Santarém é a primeira cidade do Brasil a receber projeto de apoio à alimentação do Instituto Assaí Autor: Agência Santarém

Santarém é a primeira cidade do Brasil a receber projeto de apoio à alimentação do Instituto Assaí

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
500 famílias em situação de extrema vulnerabilidade foram beneficiadas.

O lançamento do projeto Mais Escolha do Instituto Assaí (organização social do Assaí Atacadista), aconteceu nesta quinta-feira, 28, no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Este projeto conta com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), que contribuiu com o processo de escolha via beneficiários do Cadastro Único e articulações e irá acompanhar o projeto nos próximos meses.

De acordo com o instituto, a iniciativa é uma realização para complementar a alimentação de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. O projeto atua em duas frentes. No complemento financeiro para a compra de alimentos na loja do Assaí Santarém, e também, na educação alimentar e nutricional. O objetivo é estimular melhor relação das pessoas com os alimentos comprados. 

Foram beneficiadas 500 famílias que já foram selecionadas por organizações locais parceiras a partir de um cruzamento com as famílias inscritas no CadÚnico, do governo federal. Foram priorizadas famílias chefiadas por mulheres negras. 

O apoio financeiro será de R$ 105 por mês, definido a partir da referência da administração pública dentro do critério de extrema pobreza, e será recarregado mensalmente a partir de um cartão entregue às beneficiárias. Após Santarém, o projeto também será implantado em Serrinha, na Bahia, e na cidade de São Paulo.

"A fome continua a ser alarmante em todo Brasil. Mas sabemos que essa desigualdade se acentua nas regiões Norte e Nordeste. Por isso, este foi um dos critérios que nos motivou a escolhermos a cidade de Santarém para o lançamento piloto do Mais Escolha. Com o apoio da Prefeitura Municipal e de organizações sociais locais, queremos contribuir para mudar o quadro de insegurança alimentar na região e este é um primeiro passo dentro desse objetivo”, detalha Sandra Vicari, diretora executiva do Instituto Assaí. 

Além de parcerias com a Prefeitura, por meio da Semtras, o Instituto Assaí conta com o apoio de organizações sociais que realizarão o acompanhamento das famílias e farão o mapeamento de possíveis desafios e aprendizados ao longo da execução do projeto. Nesta etapa piloto, o benefício terá duração de seis meses. Em Santarém, são elas: a Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), o Movimento Negro Unificado (MNU) e o Projeto Saúde e Alegria (PSA).

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, representado no evento pelo secretário de Mobilidade e Trânsito, Alberto Portela, destacou a importância dessa parceria pioneira.

"É com grande alegria e orgulho que compartilho essa notícia incrível com todos vocês. Santarém está fazendo história mais uma vez, e desta vez como a primeira cidade do Brasil a receber o projeto de apoio à alimentação do Instituto Assaí para famílias em vulnerabilidade".

Nélio expressou sua gratidão ao Instituto Assaí por escolher Santarém para lançar o programa e destacou a fundamental colaboração da Semtras.

"A parceria com a Semtras tem sido fundamental para tornar isso possível. Juntos, estamos comprometidos em proporcionar uma vida melhor e mais digna para nossos cidadãos. O programa não é apenas sobre alimentação, mas, também, sobre solidariedade, compaixão e esperança", afirmou o prefeito.

A secretária Celsa Brito agradeceu por Santarém ter sido a escolhida para receber este projeto pioneiro.

"A gente enquanto gestão, estamos super felizes, de ter sido escolhido pelo Instituto Assaí para começar esse projeto piloto. Nós fizemos vários diálogos anteriormente, a ideia de ter o público negro, de ter esse público a ser atendido nesse momento já veio do Instituto, nós somamos junto com eles, de chamar as entidades para acompanhar as documentações, ver as pessoas, com a questão dos cadastros, então, hoje, estamos contribuindo com esse projeto muito importante de segurança alimentar. Serão seis meses de execução. A assistência social vai estar fazendo o acompanhamento através de relatórios, visitas, preenchimento de informações. Estamos felizes por essa política estar chegando na ponta para essas famílias de Santarém", avaliou a titular da Semtras.

Sobre o Instituto Assaí   

O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e ou esporte.

Uma das inciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, atualmente na 5ª edição. Mais informações: www.assai.com.br/instituto

Com informações do Instituto Assaí

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.