3. Assistência Social
  4. Santarém 360 anos: Mais de 100 mulheres participam de Webinário de Educação Financeira
Santarém 360 anos: Mais de 100 mulheres participam de Webinário de Educação Financeira Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autora: Geisa de Oliveira

Evento online orientou mulheres a terem autonomia financeira.

Fazendo parte da programação do aniversário de 360 anos de Santarém, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através da  Assessoria  de Políticas Públicas para Mulheres e em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres – (SNPM), realizou na tarde dessa sexta-feira (18),  o Webinário de Educação Financeira para mulheres. Mais de 100 mulheres participaram.

O evento foi online pela plataforma Microsoft Teams. E o acesso a internet não foi empecilho para participar, pois algumas foram até os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e outras até o Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).

Evento online contou com a participação da secretária Celsa Brito, do prefeito Nélio Aguiar e 100 mulheres.

“A temática educação financeira é a base, ela é o fundamento de toda uma jornada para que a pessoa possa alcançar a autonomia financeira. Precisa ter todo um planejamento, saber gerenciar suas finanças pessoais para que ela possa administrar com eficácia suas finanças profissionais empreendendo. A ação foi muito significativa no que diz respeito as políticas públicas voltadas a projeção econômica da mulher e autonomia financeira”, pontuou Rachel Campos, Assessora de Políticas Públicas para Mulheres de Santarém.

“Com a realização desse evento avançamos com políticas públicas voltadas para as mulheres. Essa é mais uma forma de poder prepará-las para que possam saber qual caminho seguir, de forma bem orientada. Sabemos a importância da educação financeira na vida de qualquer pessoa. E só temos a agradecer a Rachel Campos que articulou com a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, a Diretoria do Departamento de Políticas das Mulheres e Relações Sociais DPMRS e também o apoio que recebemos do pessoal da Caixa Econômica Federal que trouxe orientações importantíssimas para um futuro financeiro adequado”, observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social que acompanhou todo o evento.

O prefeito Nélio Aguiar deu as boas-vindas a todos os envolvidos no evento e destacou que Santarém só avança com o apoio a mulher realizado pela Secretaria de Assistência Social por meio do trabalho de articulação desenvolvido pela Assessoria de Políticas Públicas para as mulheres. “Esse com certeza foi o ponta pé inicial para outras ações no que diz respeito a projeção econômica da mulher santarena”, observou o gestor.

O público alvo principal foram as mulheres usuárias dos serviços socioassistenciais e demais mulheres interessadas pela temática.

Elziene dos Santos e Rachel Campos durante o Webinário.

A usuária do Cras Nova República Elziene Rodrigues dos Santos falou sobre a participação no Webinário. “Para mim foi muito importante. Fiz um curso de manicure, estou entrando para o mercado de trabalho agora e só tenho a agradecer pela oportunidade. Sou mãe, tenho uma filha de 5 anos, e eu quero ser o espelho para ela, para quando ela crescer ela ter sua mãe como referência, uma mulher batalhadora, trabalhadora que inclusive herdei isso da minha mãe, eu me espelho nela, e desejo que minha filha possa fazer a mesma coisa comigo. Agradeço as mulheres que realizaram esse evento.”

O evento contou com a participação da Coordenadora-Geral Flávia Dantas; Representante da Caixa: Caroline Gebrim Quintanilha - Gerente Executiva; Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do município de Santarém: Sra. Rachel Campos; a Diretora do Departamento de Políticas das Mulheres e Relações Sociais DPMRS: Sra. Fernanda Marsaro; Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres: Sra. Cristiane Rodrigues Britto; Representante da Caixa: Noemi da Aparecida Lemes - Técnica Social da CAIXA.