1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Idosas do SCFV se preparam para apresentação folclórica no Sairé 2025
Idosas do SCFV se preparam para apresentação folclórica no Sairé 2025 Autor: Semtras

Idosas do SCFV se preparam para apresentação folclórica no Sairé 2025

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Com figurinos confeccionados por elas mesmas, participantes reforçam laços comunitários, autoestima e protagonismo cultural em Alter do Chão.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão, está em ritmo acelerado nos preparativos para a tradicional apresentação de danças folclóricas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Pessoa Idosa durante o Sairé 2025.

Para a ocasião, a Semtras disponibilizou tecidos e o CRAS cedeu sua sala de cursos, equipada com seis máquinas de costura. No espaço, idosas voluntárias, costureiras profissionais e apoiadoras se uniram para confeccionar 50 trajes, compostos por saia e blusa, feitos sob medida para as participantes.

A iniciativa mobilizou mulheres idosas do SCFV que, além de se prepararem para a apresentação, tiveram participação ativa no processo produtivo das roupas, fortalecendo laços comunitários e reafirmando a cidadania. Entre as voluntárias destacam-se Maria do Rosário, Regina, Rosilda, Rosineide, Ivone, Natividade, Rita Mara e Jesuíta.

Para Ivanilce da Costa, integrante do grupo há seis anos, a experiência trouxe aprendizado e autoestima.

“Estou há seis anos e a parte que eu mais gostei foi a costura. Há dois anos começamos a confeccionar nossas roupas e eu nunca tinha costurado antes. Aprendi aqui e quero me aperfeiçoar. Mesmo na idade que estou, 63 anos, vejo que ainda posso aprender. Isso trouxe saúde física, mental e elevou minha autoestima. Estou muito feliz e quero parabenizar o CRAS e todos os colegas que se empenharam nesse trabalho,” contou.

Além das idosas, familiares também se engajaram. Denise Serrão, filha de uma das participantes, ajudou na produção e destacou a acolhida do espaço.

“Estou muito feliz porque fui bem recebida no CRAS, por uma equipe maravilhosa. Vou participar junto com eles da apresentação e me sinto grata por essa oportunidade.”

A tradicional apresentação acontece no dia 18 de setembro, às 21h, no Lago dos Botos, e promete encantar o público com a energia e o talento das idosas.

Para a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, a ação vai além da confecção dos figurinos.

“As idosas não apenas dançam, mas também constroem, com suas próprias mãos, o figurino que as representará no Sairé. Isso simboliza autonomia, pertencimento e orgulho em mostrar a força da cultura e da convivência comunitária em Alter do Chão.”

Os projetos artísticos do Sairé 2025 contam com apoio por meio da Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, além do patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo e Caixa. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Assessoria Cultural, Borari Produções e Avante Atacadista. Realização: Prefeitura de Santarém, em cooperação com Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.