3. Assistência Social
  4. Reunião entre Prefeitura e Organização Internacional HXP define início das obras de reforma e ampliação do CRAS Urumari
Reunião entre Prefeitura e Organização Internacional HXP define início das obras de reforma e ampliação do CRAS Urumari Autor: Ascom Semtras

Cibele Pixinine
A reforma deve começar em 03 de junho.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), reuniu-se na última sexta-feira, 28, com representantes da Organização Internacional HXP (Humanitarian Experience), para alinhar os detalhes finais para o início do projeto de reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social Urumari (CRAS Urumari). As obras devem iniciar dia 03 de junho e beneficiarão cerca de 10 mil famílias atendidas pela unidade, distribuídas em oito bairros da área urbana e 114 comunidades rurais.

"Esta parceria se estendendo para a Assistência Social é muito importante. É um projeto social que tem a participação de jovens americanos e que vêm para Santarém ajudar em tudo que for necessário. O CRAS Urumari conta com muitos usuários que serão beneficiados com a reforma e ampliação", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

Segundo Marcicley Caldas Nogueira, coordenador Local de Projetos – HXP, desde 2017, a Prefeitura mantém parceria com a HXP, já tendo realizado diversas obras na área da educação como a construção de salas de aulas no Residencial Salvação, nas comunidades Estrada Nova e Cristo Rei, dentre outros. A Humanitarian Experience - HXP, uma organização internacional sem fins lucrativos, realiza anualmente 57 projetos humanitários de construção de escolas, postos de saúde e espaços físicos voltados para o atendimento de Assistência Social de pessoas em situação de vulnerabilidades em 33 países emergentes.

Parceria entre PMS e Humanitarian Experience beneficiará cerca de 10 mil famílias atendidas pelo CRAS Urumari.

"Nós, da HXP no Brasil e todo staff nos EUA, especialmente os jovens americanos, estamos muito ansiosos para iniciarmos as obras da 5ª edição do 7° projeto em nosso município em importante parceria com a Prefeitura de Santarém. Nos sentimos muito felizes em poder voluntariamente servir à população da nossa cidade", destacou Marcicley.

A designer do Progam HXP, Samanta Hogge, fala sobre mais uma vez ter vindo a Santarém.

"Estive em Santarém no 1° grupo do projeto do ano passado 2022 como trip líderes e vi de perto como o povo brasileiro de Santarém é um povo amável e acolhedor. É um prazer servir no Brasil às pessoas em parceria com a Prefeitura e poder contribuir com a melhoria da qualidade vida das pessoas que mais precisam", disse.

Além da secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, participaram da reunião: Alinny Lobato, coordenadora da PSB; Ingred Aguiar, coordenadora do CRAS Urumari; Samanta Hogge, designer Program – HXP; Marcicley Caldas Nogueira, coordenador Local de Projetos – HXP.