1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. CRAS Urumari é entregue reformado e ampliado
CRAS Urumari é entregue reformado e ampliado Autor: Agência Santarém

CRAS Urumari é entregue reformado e ampliado

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
A obra aconteceu em parceria com a Organização Internacional HXP (Humanitarian Experience).

A solenidade de entrega da reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social CRAS Urumari, aconteceu na tarde desta sexta-feira, 04, após dois meses de obras. É fruto de parceria entre a Organização Internacional HXP (Humanitarian Experience) e a Prefeitura de Santarém. O centro ganhou a reforma do espaço e ampliação de 3 salas com 30 m² quadrados cada, área de varanda, e teve início no dia 3 de junho e contou com a mão de obra de 5 grupos de jovens americanos, membros de "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias". Em cada grupo havia 23 pessoas, totalizando 95 jovens, 10 pais e 6 adultos líderes. Essa foi a 5ª edição do projeto e a 7ª obra construída de uma parceria que iniciou em 2017, contemplando as escolas do município, e este ano a parceria se estendeu para a Semtras. 

O CRAS Urumari foi inaugurado no dia 27 de dezembro de 2013. Sendo criado para atender a demanda populacional de 13 bairros e 113 comunidades, assim como os demais equipamentos, é um órgão da Proteção Social Básica, pertencente à Prefeitura de Santarém, tendo como atual gestor Nélio Aguiar, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtras, tendo como atual gestora, a secretária Celsa Brito.

O Centro de Referência de Assistência Social Urumari tem como missão primordial ofertar os serviços socioassistenciais para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Tem como objetivo fortalecer os vínculos afetivos e inclusão em benefícios e programas socioassistenciais através do cadastro único, inclusão em oficinas geradoras de renda, além de prevenir as ocorrências de vulnerabilidades e riscos por meio de atividades, ações, ampliações e garantia do acesso aos direitos da cidadania.

De acordo com a coordenadora Igred Aguiar, de 2013 a junho de 2023, o CRAS atendeu 12.989 famílias através do Serviço de Proteção Integral a Família - PAIF, oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para Crianças (07 a 15 anos) com 75 participantes, adolescentes (15 a 17 anos) com 70 participantes e idosos com 91 participantes (35 idosos no Polo Mararú e 56 idosos no CRAS Urumari), o centro funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

“Com essa ampliação e reforma nós vamos poder atender mais famílias aqui no nosso centro de referência e agradecemos aos jovens da HXP que vieram de tão distante para nos ajudar", disse a coordenadora.

Nate Sorensen, trip líder/líder de viagem grupos 4 e 5, falou sobre a experiência de estar contribuindo com o projeto de ampliação do Cras.

"É muito importante estarmos porque o Cras faz uma grande diferença nessa comunidade e dará muitas oportunidades para estas famílias que não tem acesso há muitas coisas que precisam de nossa ajuda, também muitas crianças e idosos que precisam dessa ajuda, então é muito bom estar aqui. Eu me sinto muito bem, estar aqui no Brasil, eu sinto muito amor, quando a gente serve outras pessoas, a gente nem liga para as outras coisas, como dinheiro, outras coisas não importam, só o serviço, só o amor que a gente sente para a pessoas que estamos servindo.” Contou o norte americano.

O coordenador de projetos Locais da HXP Brasil Santarém, Marcicley Caldas disse que "é uma emoção muito grande poder estar junto com eles, fazer parte voluntariamente do projeto enquanto coordenador em importante parceriacomaPrefeituradeSantarém. Eles que deixam sua família, país, no momento de férias escolares eles além de doar o recurso financeiro, eles vêm na prática aplicar o recurso e colocar literalmente a mão na massa, a HXP está em mais de 40 países e desenvolve mais de 50 projetos anualmente em todo o mundo". 

Os usuários ficaram muito felizes com a ampliação do espaço. O senhor Inácio Sousa agradeceu a ampliação. "Foi muito bom ver pessoas tão jovens aqui fazendo esta obra no nosso Cras que irá beneficiar muitas famílias. O nosso muito obrigado à todos".

"Nós fomos brindados com este projeto de ampliação e tivemos a alegria de poder contar com essa parceria que é tão importante para o nosso município. Quase 100 jovens, colocaram literalmente a mão na massa e ajudaram no passo a passo desse trabalho que irá beneficiar a nossa população em situação de vulnerabilidade social usuários do Cras Urumari. Nossa eterna gratidão aos jovens, a HXP e principalmente aos familiares deles que os apoiaram em servir a população do nosso país, da nossa cidade", observou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

O Prefeito Nélio Aguiar lembrou que no seu primeiro dia de trabalho, em janeiro de 2017, ele recebeu a palavra de Deus João XV versículo 5 que dizia “Sem mim nada poderei fazer”.

“É por isso que toda vez que a gente tem momento como esse, a gente primeiro agradece à Deus. Agradecemos a HXP a todos os coordenadores, líderes e jovens que participam desse projeto. Estar presente em eventos como este é sempre momento de muita emoção, porque o trabalho que vai ser ampliado, ele vai além, de uma construção de tijolos, e cimento, o projeto representa amor, trabalho voluntariado, representa cuidar das pessoas, e acima de tudo ele nos ensina de como nós queremos muito um mundo melhor para as pessoas, mas para isso temos que ter pessoas melhores para o mundo", avaliou o prefeito de Santarém.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, coordenadores, colaboradores e usuários do CRAS Urumari.

 

Galeria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.