A tarde desta sexta-feira (29) foi marcada por agradecimento a todos os que compõem a Rede de Defesa e Proteção de crianças e adolescentes de Santarém. Mais de 20 representantes de instituições, secretarias e empresas receberam a honraria 'Amigos da Criança'. A homenagem foi iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) e da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
O evento foi em comemoração aos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. Os homenageados receberam placas “Amigo da Criança”.
A presidente Marileuda Cunha destacou a importância de comemorar os 32 anos do ECA homenageando a rede de Santarém.
“Essa é uma forma de reconhecer o trabalho de cada um de vocês que de forma incansável desenvolvem atividades em prol de nossas crianças e adolescentes, seja na defesa ou proteção delas e que possamos cada vez mais alcançarmos mais resultados positivos nessa política tão importante em nosso município,” avaliou a presidente.
A vice-presidente do Comdca, Roselene Andrade, destacou que Santarém têm uma rede de defesa e proteção de crianças e adolescentes completa e que o município vem ganhando o reconhecimento até internacional com relação a atuação e como têm avançado com os instrumentos do Sistema de Garantia de Direitos do município.
“Nós temos 3 Conselhos Tutelares, 2 atuam na área urbana, 1 tem atuação e uma expertise na área da região ribeirinha, temos aqui em Santarém uma promotoria especializada, nós temos um juizado especializado, um Conselho da Criança e do Adolescente, uma política intersetorial que é a Política de Assistência Social com 8 Cras, 1 Creas, dois acolhimentos institucionais, contamos com parceria da Polícia Militar com a Polícia Comunitária Escolar, e a Polícia Civil com a Deaca. Desde 2017 nós temos alcançado resultados extremamente importantes que têm nos conduzido para ser referência não só nacional, mas, também, para os organismos internacionais. Nós temos o único plano municipal da região norte de criança e adolescente vinculado a agenda 20/30 e vinculado também aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS),” destacou Roselene.
A Semtras foi uma das homenageadas. Quem recebeu a honraria foi a secretária Sandra Santana.
“Essa homenagem é para todos os nossos colaboradores que estão lá na ponta que atendem em nossos serviços as crianças e adolescentes. Também para os nossos conselheiros tutelares que trabalham 24 horas nessa causa. Todos trabalham com dedicação e amor. Parabenizamos a presidente do Comdca Marileuda Cunha, a vice-presidente Roselene Andrade e aos demais membros do conselho pela iniciativa,” agradeceu a secretária.
Adalgisa Lima, da creche Seara, falou de gratidão em receber a homenagem “A criança, o adolescente são responsabilidades nossa. Sabemos que a nossa sociedade se torna melhor quando cada um tem o seu exercício da sua função com esses bons feitos. Parabéns a todos,” disse Adalgisa.
A classe Contábil de Santarém, o Conselho Regional de Contabilidade e a Associação dos profissionais da Contabilidade do Oeste do Pará, Vox Contábil, parceiras da rede e que apoiam a campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos de Crianças e Adolescentes de Santarém', esteviveram representadas pela presidente Lindomar Rodrigues, que recebeu a homenagem. “A honra maior é ser uma peça importante na arrecadação de recursos com transparência e credibilidade dessa campanha. Em nome do CRC e da Vox agradecemos essa homenagem,” disse Lindomar.
Receberam a homenagem as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Finanças, o Bancos Santander e da Amazônia, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Associação dos profissionais da Contabilidade do Oeste do Pará, Vox Contábil, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Santarém (OAB), Delegacia da Criança e do Adolescente, CPR 1 , Associação dos Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Santarena de Estudos e Aproveitamentos Recursos da Amazônia (SEARA), Associação Irma Dulce dos Pobres, Obras Sociais e Estudos da Igreja de Deus no Brasil ( A Mão Cooperadora), Centro de Estudos e Promoção Social e Ambiental (CEASP/Projeto Saúde Alegria), Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santarém, 14ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ministério Público do Trabalho, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará – Fasepa e os 3 Conselhos Tutelares de Santarém.
O evento contou com apresentação cultural de crianças e adolescentes atendidas pela APAE que dançaram um belíssimo frevo.
Sobre o Comdca:
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente - COMDCA, devidamente regulamentado pela Lei Municipal nº 19.862/2015, a qual dispõe sobre a política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, atua no fortalecimento da rede de proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescente do município de Santarém. Desenvolve ações junto aos Conselhos Tutelares através de capacitações e ações conjuntas para potencializar o enfrentamento do cenário de violação de direitos e propõem políticas públicas para a infância e adolescência no município. Desenvolve ações intersetoriais, implementando junto a Rede as ações do Plano Decenal e apoiando Instituições que desenvolvem ações pertinentes crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Participa ativamente das campanhas de enfrentamento as violações de direitos e propõem ações conjuntas nas comunidades ribeirinhas e rurais com objetivo de capacitar os equipamentos da área da saúde, educação e social com apropriação das diretrizes estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente.