1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Projeto Transformar Vidas realiza orientação sobre prevenção da gravidez na adolescência
Projeto Transformar Vidas realiza orientação sobre prevenção da gravidez na adolescência Autor: Agência Santarém

Projeto Transformar Vidas realiza orientação sobre prevenção da gravidez na adolescência

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
A ação faz parte da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência – 01 a 08/02

Com objetivo de orientar os adolescentes que participam do projeto Transformar Vidas sobre a importância das medidas preventivas e educativas que contribuem com a redução da gravidez na adolescência, foi realizado nesta quinta-feira, 01/02, uma ação para 20 usuários adolescentes, na sala do projeto.

A ação contou com parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde do bairro Uruará, que realizou uma palestra a cerca do tema e ainda promoveu aplicação de doses de vacinas: Influenza; COVID 19 ( Bivalente); HPV e Meningo C.

"Infelizmente, a gravidez na adolescência, ainda é um índice elevado no município e em todo o Brasil, e na nossa comunidade também, infelizmente, é um índice alto. Debater o tema é importante para vir a socializar sobre a falta de informação, levar mais informações para eles, esclarecendo as dúvidas e com isso conscientizar sobre a importância de buscar ajuda, um método, no início da vida sexual, sobre que há maneiras de prevenir a gravidez", explicou Adrielma Coelho, enfermeira da Estratégia da Saúde do bairro Uruará.

A enfermeira explicou que a rede pública de Saúde de Santarém trabalha com o planejamento familiar, o menor acompanhado de pais ou responsável pode procurar a UBS, que após uma consulta, é realizada uma avaliação sobre qual melhor método para a paciente, seja a colocação de DIU, uso de preservativos e anticoncepcional mensal.

A mãe de uma adolescente, a senhora Adrea Lúcia Freitas, falou sobre a ação.

"Eu achei muito bom, porque a gente não consegue explicar em casa, e aqui, eles vão explicar pra eles, é muito importante e é preocupante a gravidez na adolescência, porque vai tirar a infância deles, pois se engravidar, não terá infância".

O coordenador do projeto Transformar Vidas, Edinelson Sousa, disse que atualmente mais de 100 famílias fazem parte do projeto, e que levou o tema para socializar sobre a semana de prevenção a gravidez devido o alto índice no bairro.

"Essa ação foi para orientar os adolescentes quanto a prevenção da gravidez na adolescência, para meninas e meninos, por isso, fizemos parceria com a saúde, para realizar este momento e foi muito participativo por nossos usuários e alguns familiares", contou o coordenador.

"A Assistência Social sempre busca trabalhar com os temas mensais levando orientações e informações para que a população possa ter melhor conhecimento. Neste caso, a gravidez na adolescência é uma semana importantíssima, que deve ser amplamente divulgada para que os próprios adolescentes tirem suas dúvidas e a família possa buscar os apoios necessários visando a prevenção. Em nossas ações contamos com profissionais que possam sanar o maior número de dúvidas para que assim, possamos contribuir, para mudar a realidade, os autos índices", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.  

O projeto Transformar Vidas funciona anexo à Escola Irmã Leodgard e trabalha com o enfrentamento ao trabalho infantil no bairro Uruará, na região do Porto dos Milagres, pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e realização atividades semanais com aulas de flauta, violão, de música (canto coral e oficinas geradora de renda para as mães.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.