1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. ‘Projeto Cidadania Ativa: idosos protagonistas em ação’ destaca trabalho reciclável de artista plástica de 75 anos
‘Projeto Cidadania Ativa: idosos protagonistas em ação’ destaca trabalho reciclável de artista plástica de 75 anos Autor: Ascom Semtras

‘Projeto Cidadania Ativa: idosos protagonistas em ação’ destaca trabalho reciclável de artista plástica de 75 anos

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Idosos como os principais atores de suas histórias
Esculturas e demais obras feitas por Carmelita

Reconhecer a participação e a contribuição social da terceira idade é um dos principais propósitos que direcionam o ‘Projeto Cidadania Ativa: idosos protagonistas em ação’ coordenado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). O projeto avança na identificação de talentos deste público, à exemplo da artista plástica Maria Carmelita Matias da Silva, 75, que utiliza material reciclável para criar esculturas.

Maria é moradora da comunidade Estrada Nova, autodidata e há mais de 15 anos transforma material reciclável como palitos de churrasco, picolés, fósforo, garrafas pet, latas e retalhos em arte.

Com o intuito de repassar essa habilidade a outras pessoas, a equipe à frente do projeto reuniu-se com Carmelita para alinhar as futuras aulas.

“Nós buscamos estar próximos dos nossos idosos, principalmente os que não conseguem sair de suas casas para ir até os locais em que nos reunimos, então nossa equipe foi até a casa de dona Carmelita. Ela é fundamental no nosso grupo, ela é uma artista plástica, uma protagonista em ação. Vamos trazê-la ao encontro dos demais idosos para ensiná-los a sua arte,” disse Carise Pedroso, coordenadora do projeto.

Da esquerda para a direita: Carmelita e Carise Pedroso

Carmelita contou sobre como está sendo participar do projeto. “Eu acho ótimo, pena eu não poder participar direto com elas, se eu pudesse ir até onde elas fossem eu iria, mas é muito difícil pra eu sair daqui. Então elas vêm até mim e eu me alegro demais quando isso acontece, toda a tristeza vai embora, me sinto acolhida, foi uma coisa muito boa eu ter conhecido o projeto e os outros participantes também,” contou emocionada. 

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana destacou a importância do projeto Cidadania Ativa e o respeito e cuidado com a pessoa idosa.

“É muito importante o desenvolvimento desse projeto para os idosos, esse público que ainda não era contemplado por nós em nossos outros serviços, e sobretudo tê-los como protagonistas de suas histórias, o compartilhamento de suas vivências é fundamental. Devemos sim, cada vez mais, ampliar esses atendimentos com muito respeito e cuidados. Eles ainda têm muito a partilhar”, reforçou a gestora da Semtras.

Equipe foi até a casa de Carmelita conhecer a arte da idosa

Cidadania Ativa: Idosos, protagonistas em ação

O projeto foi lançado em abril deste ano, e conta com 125 inscritos. É direcionado a pessoa idosa buscando efetivar os direitos, fortalecer a autoestima, divulgar e convidar a sociedade a reconhecer a sua participação e contribuição social, resultando em melhores condições de vida deste público e seus familiares.

Atua nas grandes áreas como: Mararu, Nova República, Maracanã, Urumari, Aldeia e São Brás e também no Cambuquira voltado para idosos Venezuelanos e indígenas Warao. Outros idosos também são atendidos de forma individual, em domicílio, e são acompanhados pelo Centro de Referência de Saúde do idoso.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.