3. Assistência Social
  4. Programação do mês da mulher tem edição especial do projeto 'Valoriza Mulher'
Programação do mês da mulher tem edição especial do projeto 'Valoriza Mulher' Autor: Agência Santarém

Programação do mês da mulher tem edição especial do projeto 'Valoriza Mulher'

Geisa de Oliveira
Ação atendeu 55 pessoas: 40 mulheres e 15 homens.

Com o objetivo de contribuir para a autoestima e autonomia da mulher, ofertando conhecimento e serviços de beleza por ocasião do mês da mulher, uma ação especial do projeto "Valoriza Mulher" aconteceu nesta sexta-feira, 10, no auditório do Restaurante Popular.

O projeto é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres. De acordo com a coordenadora, Rachel Campos, esta edição foi muito especial, pois, também, contou com a presença do público masculino.

“O objetivo do projeto é contribuir para a autoestima e autonomia da mulher, esta ação contou com a parceria da Profissionaliza, Sicredi e Mary Kay e foi um grande sucesso", complementa Rachel.

Uma das mulheres acompanhadas pelo Centro Maria do Pará relatou que o projeto contribui para elevar a autoestima, que foi quebrada em algum momento da vida. "Foi de suma importância para nós mulheres, que somos acompanhadas pelo Centro Maria do Pará. Muitas de nós, sofremos algum tipo de violência, então, estar aqui, não é eu me empoderar, mas fazer com que eu me sinta bem, e que eu me valorize como mulher, enquanto mãe e mulher que almeja retornar para a sociedade, que quer se levantar novamente. Eu estava, como se fosse alienada da sociedade, e hoje estou aqui porque eu quero mudar essa realidade, ser aquela mulher empoderada e é isso que estou sentindo e quero me empoderar".

Um dos parceiros da ação foi a instituição financeira Sicredi, Tamylis Almeida dos Santos, gerente de Negócios de Pessoa Jurídica destacou a importância da educação financeira para a vida das mulheres.

"Com certeza é trazer independência financeira, mostrar que através da organização financeira, de como elas vão trabalhar com o dinheiro que elas recebem, referentes a gastos, investimentos, a diferença que vai fazer pra elas no futuro. O que essa mulher está fazendo para realizar os seus sonhos? O que ela está fazendo com o dinheiro dela, como ela está se planejando, e isso traz com certeza a questão da independência financeira, dela mesma ser a fonte de renda dentro do próprio lar", observou a gerente.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, afirmou que o nome do projeto - "Valoriza Mulher", traz uma mensagem especial. Ela, também, citou uma mensagem que leu em um card pelo mês da mulher.

"Como o próprio nome diz o Projeto Valoriza Mulher é muito especial, valorizar a mulher é muito importante. A mulher precisa ser ímã, ela é ímã, quando uma mulher acaba incentivando uma mulher, olha, fala: você é bonita, você vai superar este momento difícil, acredite em você, você pode! vamos utilizar essas palavras do ímã positivo, dando força para esta mulher", disse a secretária em momento de reflexão.

Esta edição ofertou serviços de limpeza de pele, designer de sobrancelhas, massagem corporal, maquiagem, corte de cabelo feminino e masculino e palestra sobre educação financeira ministrada pelo Sicredi.

Durante este mês, diversas outras atividades serão realizadas.

23/03

Manhã: CRAS São José Operário - Projeto “Ame-se”. Serviços de coleta de PCCU, aferição de glicemia, pressão e testes de IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis), com distribuição de preservativos

Tarde: motivacional sobre autoestima e resgate do autocuidado com psicóloga do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres (NPPM) Semtras e momento de beleza com Mary Kay.

31/03

9h - auditório do Restaurante Popular: encerramento e entrega prêmios.