3. Assistência Social
  4. Programação dedicada ao mês da Mulher entra na reta final
Programação dedicada ao mês da Mulher entra na reta final Autor: Divulgação Semtras

Programação dedicada ao mês da Mulher entra na reta final

Geisa de Oliveira
O tema deste mês é Mulheres e o despertar empreendedor.

A Prefeitura de Santarém, por meio da  Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtras, através do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, Centro Maria do Pará e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a rede de proteção e defesa da mulher, realizam desde o dia 6 de março, a campanha do mês de março dedicada à mulher.

O tema Mulheres e o despertar empreendedor está sendo trabalhado diante de tantos desafios que as mulheres enfrentam na sociedade. Elas estão despertando seus sonhos e potencializando suas habilidades, elas são criativas e possuem talentos peculiares, nas diversas áreas de atuação.

Já foram realizadas oficinas geradoras de renda, de souplast e laços de fita.

De acordo com Rachel Campos, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, mulheres participaram das oficinas que contaram, também, com uma palestra focada no empreendedorismo.

"Convidamos Marcia Durigon, empresária, empreendedora, que pôde compartilhar mais sobre a importância do empreendedorismo feminino, duas artesãs, Rosylene Oliveira e Vanuza Batista, que foram as ministrantes das oficinas, cujo resultado já será exposto no último dia de programação, dia 27, às 9h, no hall do Mercadão 2000. O que comprova que foram momentos importantes e que conseguimos atingir o objetivo, possibilitando o despertar empreendedor", avaliou Rachel Campos.

“Sempre participo das oficinas, ajuda muito na nossa renda, e também é uma terapia ocupacional", contou Maria das Graças Moura, 69 anos.

"Avançamos na proposta de apoiar nossas usuárias mostrando os caminhos de sucesso, o que foi importante é que elas participaram de todos os momentos e se dedicaram a aprender uma pouco mais e buscar melhorarar suas rendas", observou Celsa Brito, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

A ação contou com doações de produtos de higiene pessoal e beleza, uma parceria do Movimento de Mulheres em Defesa da Vida (MDVIDA).

A programação continua nesta terça-feira, 26, com a realização do Projeto Valoriza Mulher, de 8h às 12h, no auditório do Restaurante Popular (altos do Mercadão 2000). O público-alvo são mulheres usuárias do Centro Maria do Pará e Centro de Referência Especializado de Assistência Socia (Creas).

Serão disponibilizados serviços de beleza e bem-estar, (limpeza facial, designer de sobrancelha, massagem corporal), Parcerias Profissionaliza, maquiagem (Mary Kay), palestra sobre educação financeira (Sicredi), palestra e kits de produtos de higiene pessoal (parceria Mulheres em Defesa da Vida - MDVIDA), atendimento jurídico (parceria: Núcleo de Práticas Jurídicas da Unama), doações de produtos de cabelo Mundo da Beleza Cosméticos e ainda Bazar de roupas e acessórios.

O encerramento da Feira da Mulher Empreendedora será nesta quarta-feira, 27, a partir das 9h, no hall de entrada do Mercadão 2000, haverá exposição de artesanatos, souplast bolsas e laços.