Brincadeiras e plantação de mudas marcaram a manhã de quarta-feira, 14, das famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz (PCF), com a realização do projeto Semeando o Amanhã na praça do bairro Santarenzinho. A ação encerrou oficialmente a programação do Mês da Primeira Infância comemorado em agosto.
Durante a ação as crianças de variadas faixas etárias desenvolveram atividades lúdicas e ajudaram a plantar mudas de árvores.
De acordo com a coordenadora Luiza Amazonas o projeto Semeando o Amanhã objetivou sensibilizar sobre a importância do meio ambiente fazendo uma ponte com a primeira infância e os cuidados específicos que ambos necessitam para o seu desenvolvimento e crescimento que deve partir da pessoa adulta como parâmetro de exemplo. Para que esta mensagem seja propagada será realizada com a presença das famílias do PCF, suas crianças e usuários do Cras o plantio de mudas na praça.
“Essa atividade foi fundamental, a gente busca fazer atividades com essas crianças para trabalhar a questão do desenvolvimento infantil, e nessa fase da primeira infância esse cuidado é crucial, então tivemos a idéia do projeto, assim como as mudas precisam de um cuidado específico para o seu desenvolvimento, também as crianças necessitam", disse Luiza.
Gleici Kelly, mãe de uma menina acompanhada desde um mês de vida pelo programa, falou sobre a atividade.
“Eu achei a atividade muito importante e fiquei muito feliz por ser a primeira pessoa em ter plantado a muda. No programa minha filha já aprendeu muita coisa, ela sabe contar e é bem inteligente", contou a mãe.
“O projeto foi muito importante, pois o contato das crianças com a natureza, ensinando-as desde pequena de como cuidar do meio ambiente, plantar e zelar do mesmo, possibilita levar a compreensão e multiplicar a informação de que devemos preservar nosso meio ambiente. Nossas crianças são o futuro do amanhã”, observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
A ação contou com aparceria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santarenzinho, Semap e Seminfra.
O Criança Feliz é desenvolvido pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e atende um público de mais de 800 famílias entre, gestantes e crianças de 0 a 3 anos inclusas no Cadastro Único e de 0 a 6 anos Beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), em 5 Cras: Santana, Santarenzinho, Maracanã, Nova República e São José Operário.