O mês de abril contou com a realização do 3° ciclo de oficinas do Programa Acessuas Trabalho executado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Santana.
De acordo com Roberta Branco, coordenadora do Acessuas, os 19 participantes tiveram a oportunidade de participar das oficinas que têm como objetivo despertar, orientar e aproximar os usuários atendidos pela Política de Assistência Social ao mundo do trabalho. Além de identificar e desenvolver suas habilidades, para que fortaleçam sua autoestima e que eles se reconheçam como agentes de transformação de sua própria trajetória pessoal e profissional.
“A gente fica muito feliz em poder ver o comprometimento desses usuários em busca de novos conhecimentos, em busca de qualificação, e o nosso papel é esse mesmo, incentivar cada vez mais e inserir esses usuários no novos programas e projetos que a secretaria oportuniza a eles,” destacou Roberta.
Alessandra dos Santos Almeida, de 35 anos, moradora do bairro Santana, contou que encerra a oficina vislumbrando a inserção no mercado de trabalho. “Essa oficina veio ampliar novos horizontes, com relação até mesmo ao empreendedorismo porque, não só trabalhar de carteira assinada, mas também me abriu um leque de possibilidades, então pra mim foi muito importante, eu agradeço pela oportunidade,” disse a participante.
Igor Oliveira, assessor técnico da Semtras, esteve representando a Secretária de Assistência Social Sandra Santana. “Nós estamos vivendo um momento de recomeço e a gente sabe que o público que é atendido pela assistência social foi um público que foi muito atingido pela situação de pandemia. Essas pessoas estão fora do mercado de trabalho, alguns trabalhavam de forma autônoma, mas não conseguiram se manter. Então, nesse retorno a gestão tem investido muito em momentos como esse de qualificação, capacitação, oficinas profissionalizantes,” destacou Oliveira.