1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Processo de eleição dos conselheiros tutelares de Santarém tem prosseguimento com a realização da reunião de compromisso
Processo de eleição dos conselheiros tutelares de Santarém tem prosseguimento com a realização da reunião de compromisso Autor: Cibele Pixinine-CCOM

Processo de eleição dos conselheiros tutelares de Santarém tem prosseguimento com a realização da reunião de compromisso

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
50 candidatos participaram da reunião de compromisso, etapa eliminatória do processo eleitoral.

Na quarta-feira, 19, foi realizada mais uma etapa do processo de eleição unificada dos conselheiros tutelares de Santarém para o quadriênio 2024/2027: a reunião de compromisso. O ato ocorreu no Plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, com a presença da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito; da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Roselene Andrade; além dos candidatos que estão concorrendo no processo.

"A reunião de compromisso é um momento muito importante, porque após essa reunião os candidatos começam as suas campanhas, demonstrando para a sociedade a sua experiência, colocando-se à disposição para exercer uma função tão importante”, explica Roselene Andrade, presidente da Comdca.

O processo de escolha teve início em abril deste ano e já passou pelas etapas de análise das documentações exigidas e exame de conhecimentos específicos. A eleição ocorrerá em 1º de outubro. Marileuda Cunha, conselheira do Comdca e membro da Comissão Eleitoral, explica que, pela primeira vez, urnas eletrônicas serão utilizadas para a contagem dos votos.

"É um momento histórico para Santarém, porque será a primeira votação para conselheiros tutelares usando urnas eletrônicas. É um avanço enorme, pois entendemos que é um pleito muito importante para a sociedade santarena”, explica.

Ao todo, 50 candidatos estavam presentes na reunião de compromisso, que foi uma etapa eliminatória no processo. Dentre eles, Hosana Piedade de Sousa, coordenadora da Pastoral da Criança, no bairro Área Verde, que concorre pela primeira vez ao pleito.

Candidatos ao cargo de conselheiro tutelar participam de reunião de compromisso.

 

"É uma experiência muito nova pra mim, um desafio, mas eu me sinto preparada. Participar de todo o processo tem sido desafiador, mas já passamos a primeira fase e a prova, então, eu acredito que tudo dará certo”, afirma.

É também a primeira vez de Laurimar Bahia, pedagogo, que concorre a umas das 15 vagas de conselheiro tutelar titular. 

"Esse processo é mais um dos desafios na minha vida, mas acredito que ele representa uma causa importante a ser defendida. É um trabalho árduo e constante, principalmente, porque vamos ter que garantir os direitos de toda uma classe vulnerável", conta.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, esteve presente na reunião e falou com os candidatos sobre a importância do cargo.

"A eleição dos conselheiros tutelares se faz importante, pois está diretamente relacionada à proteção de nossas crianças e adolescentes. Todos os candidatos devem estar comprometidos em prol do benefício de nosso município. Desejo boa sorte para todos no período eleitoral”, destaca.

Sobre o Conselho Tutelar

A principal função do Conselho Tutelar é a proteção e garantia dos direitos dos menores, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Santarém, atuam três Conselhos: dois na zona urbana e um no Distrito de Alter do Chão.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.