A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República e do Centro de Atendimento Social (CAS/CAEC), segue com ações decentralizadas de Cadastro Único para as zonas urbana e rural.
Nesta quarta-feira (13), a ação descentralizada aconteceu no bairro Floresta, na Escola Paulo Rodrigues dos Santos e contou também com a emissão da carteira do autista.
De acordo com Jussara Mendonça, coordenadora do Centro de Atendimento Social, foram emitidas 24 carteiras para os autistas. Já a coordenadora do Cras Nova República, Jaciara Simões, informou que a ação atingiu o objetivo, totalizando 126 atendimentos, sendo: 31 atualizações do Cadastro Único, 12 inclusões, 20 atendimentos psicológicos, 17 atendimentos sociais e 46 orientações sobre programas sociais.
Cristiane Repolho, gestora da escola Rodrigues dos Santos, destacou que essa parceria é em comemoração aos 46 anos da escola. “De presente de aniversário nós trouxemos a parceria com várias entidades e um deles é o Cras Nova República, pra oferecer não só a comunidade escolar, mas pra os moradores do bairro.”, disse.
“As ações têm o objetivo de levar os atendimentos às comunidades mais distantes, que têm dificuldades de se deslocar aos equipamentos da Assistência Social. O saldo dessa ação foi muito positivo e pretendemos continuar levando essas atendimentos de forma descentralizada na segunda quinzena. Já estamos articulando o calendário.”, destacou Sandra Santana Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.