A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), retomou na tarde desta terça-feira (07), as atividades presenciais para o grupo de mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro São José Operário.
As primeiras atividades foram sobre "Inteligência Emocional". O professor mestre Matheus Waimer da universidade da Amazônia (Unama), falou sobre a importância da reflexão, resgate da autoestima, estímulo à autonomia e fortalecimento de vínculos.
A coordenadora do Cras São José Operário Juliana Fialho, destacou que o centro sempre trabalhou buscando promover a autonomia de seu público.
"Trabalhar autonomia requer não apenas que a pessoa tenha vontade de querer mudar e crescer, mas também de compreender que a evolução de sua vida, o sucesso, depende da melhora de suas relações interpessoais, o que começa a partir de um melhor gerenciamento de suas emoções, do que chamamos de inteligência emocional. E em se tratando de mulheres, sabemos por experiência prática do dia a dia, que elas, em sua maioria, são arrimos de família, muitas vezes sobrecarregadas da luta diária e por isso torna-se necessário que elas saibam se relacionar com outras pessoas em qualquer âmbito, de forma racional e inteligente, para um melhor crescimento pessoal e com certeza, bem estar emocional", disse a coordenadora.
"Nós já havíamos retomado os atendimentos presenciais com nossos idosos, agora retomando com os grupos de mulheres e para nós é um momento de muita alegria. Sabemos que todos os nossos usuários aguardavam com muita ansiedade esse retorno. Já estamos planejando os demais retornos nos nossos 8 Cras", contou Sandra Santana Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.