Autora: Geisa de Oliveira
A campanha de enfrentamento ao trabalho infantil lançada em maio deste ano continua sendo realizada pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti). A campanha desenvolve ações e alerta para o tema “Trabalho Infantil rouba a infância e a dignidade de uma criança”.
No dia 12 de junho, Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, a prefeitura vai lançar um vídeo que teve a participação das crianças atendidas pelo Aepeti. “O vídeo vai lembrar que criança não trabalha. Ela deve brincar, ser feliz e protegida”, frisou a coordenadora da Aepeti, Carise Pedroso.
A Aepeti irá retomar com as atividades pedagógicas, artesanais, dança e música que eram desenvolvidas no bairro Uruará, área do Porto dos Milagres, com 30 crianças e adolescentes.
No dia 30 de junho, das 8h às 17h, ocorrerá no Ciam uma capacitação para a rede de proteção socioassistencial: conselheiros tutelares; equipe de abordagem social; Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A capacitação será realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Ministério Público do Trabalho.