A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), responsável pela efetivação das Políticas Públicas para as Mulheres em nosso município, realizou nesta segunda-feira, 30/12, a reinauguração do prédio do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – Maria do Pará.
Inaugurado em 28 de abril de 2011, como mais um reforço para o enfrentamento à violência contra mulher no Pará e especificamente no município de Santarém, tornou-se um marco em nosso município.
A reinauguração do prédio reafirma o seu compromisso para o enfrentamento da violência às mulheres em nosso município.
“Um dia de muita alegria, no finalzinho do governo do prefeito Nélio Aguiar, conseguimos com que esta reinauguração acontecesse, para que nossas mulheres vítimas de violência, acompanhadas pelo Centro, ganhasse este espaço todo reformado, com mais conforto,” avaliou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
O Prefeito Nélio Aguiar falou da importância da reinauguração do prédio.
“Com certeza, é uma política muito importante. É uma realidade muito triste que nós temos, então precisa muito, a gente tem uma equipe maravilhosa, mas estava precisando muito da reforma desse espaço, mas esse espaço foi reconstruído, está muito bonito, está muito adequado, vai melhorar muito as condições de trabalho da nossa equipe, vai poder proporcionar um atendimento digno para as mulheres que vão precisar, que estejam precisando aqui desse espaço totalmente reformado, totalmente equipado, e a gente está podendo oportunizar, em parceria com o governador Helder, o fortalecimento dessa política tão importante” destacou o gestor municipal.
A reinauguração contou com a presença de membros da rede de defesa e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
O Centro conta com uma equipe composta por psicóloga, assistente social e pedagoga, que intervêm e auxiliam diretamente na recuperação física, psicológica, social e educacional de mulheres; auxiliar administrativo e a coordenadora.
Durante esses treze anos de existência, o Centro Maria do Pará acolheu 2.901 Mulheres no serviço e realizou 4.853 atendimentos multiprofissionais individualizados.