Autor: Geisa de Oliveira
A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou na manhã dessa sexta-feira (18), uma atividade dentro do eixo Esporte, Cultura e Lazer com os socioeducados.
A coordenadora do Creas, Jéssica Bentes, destacou que o centro ofertou aos socieducandos a atividade que propõe colocar a capoeira como elemento construtor de identidade e de auto aceitação étnico-racial, reflexo no ambiente da socioeducação em comunhão com a vida em comunidade. “Além do aprendizado da dança, da luta, há também a abordagem do aspecto cultural da música, através da percussão.”
“Um ponto forte da oficina consiste na filosofia de que a capoeira ensina disciplina e respeito pelos companheiros”, explicou Railson dos Santos, mestre e professor de capoeira.
"A capoeira ensina o respeito pelo ser humano, constrói a possibilidade de um cidadão consciente de seus direitos e deveres, além de valorizar o conhecimento ancestral da tradição popular e cultural do Brasil. Acredito que no contexto da socioeducação, a capoeira pode ressignificar valores e estabelecer relações de respeito, disciplina e boa convivência”, observou a coordenadora Jéssica Bentes.
“Como é importante essas atividades para os nossos usuários do Creas vamos avançando ofertando cada vez mais oportunidades”, garantiu Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Participaram da atividade 7 socioeducandos.