3. Assistência Social
  4. Prefeitura participa de solenidade em comemoração pelos dois anos de implantação da Patrulha Maria da Penha
Prefeitura participa de solenidade em comemoração pelos dois anos de implantação da Patrulha Maria da Penha Autor: Ascom Câmara Municipal de Santarém

Geisa de Oliveira
Aproximadamente 600 mulheres foram acompanhadas neste período.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará, e Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, esteve presente na solenidade de comemoração pelos dois anos de implantação da Patrulha Maria da Penha em Santarém.

A solenidade aconteceu no plenarinho da Câmara Municipal de Santarém, nesta segunda-feira, 01, e contou com a presença da rede de defesa e proteção de mulheres, membros da Patrulha e outras autoridades.

Santarém está entre os três municípios do estado que conta com o serviço da Patrulha Maria da Penha, inaugurada em 30 de março de 2022, e conta com parcerias da Vara de Violência Doméstica, Semtras, Câmara de Vereadores, através da Procuradoria da Mulher e rede de defesa e proteção.

"Em dois anos tivemos bons resultados com ajuda da rede, nesse tempo mais de 30 mulheres retiraram aquele pensamento de suicídio, muitas retomaram suas vidas, estão trabalhando, fazendo cursos no Centro Maria do Pará. De 30 de março de 2021 até 30 de março de 2024, nós recebemos 598 mulheres, mas já passamos de 600, sendo atendidas pelo Patrulha, desse total nós temos ativas hoje, 396 mulheres, que são assistidas e recebem visitas do Patrulha, nós efetuamos logo no início 6 prisões em flagrante, temos 121 mulheres que retiraram as medidas, porque não se sentem mais ameaçadas, tivemos no total 3.510 visitas técnicas para avaliações junto as mulheres. Esse serviço é de extrema importância para que a gente possa trazer dignidade para essas mulheres", avaliou o membro da equipe Sargento Auzier.

“A gente enquanto gestão é um parceiro importante do Patrulha Maria da Penha, nós somos responsáveis pelo veículo e celular, usados pela equipe do Patrulha, assim, somamos juntos com esse projeto do tribunal de justiça, que vem desenvolvendo esse desafio acompanhando as mulheres que já estão com medidas protetivas, nós parabenizamos a equipe pelo excelente trabalho na garantia da segurança das mulheres do nosso município", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

No Pará, a Patrulha Maria da Penha, existe desde 2015, e em 2019 essa política pública foi renovada, com a possibilidade de adesão por parte das prefeituras.

A Patrulha Maria da Penha é um serviço que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo e monitoramento periódico, para garantir maior proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas.