3. Assistência Social
  4. Prefeitura promove vacinação contra a gripe para usuários do Centro de Convivência do Idoso
Prefeitura promove vacinação contra a gripe para usuários do Centro de Convivência do Idoso Autor: Ronaldo Ferreira

Cibele Pixinine
A ação contemplou cerca de 60 idosos que atualizaram seus cartões de vacinação e garantiram proteção contra o vírus influenza

A Prefeitura de Santarém, através de ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Saúde (Semsa), ofertou vacinação contra gripe para os usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na manhã desta quinta-feira (20). A ação contemplou cerca de 60 idosos que atualizaram seus cartões de vacinação e garantiram proteção contra o vírus Influenza.

“Nós entendemos que o idoso precisa ter qualidade de vida e, para isso, é fundamental que ele esteja com o cartão de vacina em dia. Nesse período de chuvas e clima instável, os casos de gripe aumentam e precisamos nos prevenir contra isso. É por isso que estamos ofertando a vacinação contra o vírus da Influenza para os usuários do CCI”, ressalta a assistente social da unidade, Geisiene de Sousa Silva.

A vacina disponibilizada foi do tipo trivalente, que protege contra as duas cepas do vírus influenza A e uma cepa do vírus Influenza. Segundo informações da Semsa, o imunizante pode ser aplicado no mesmo dia que a vacina contra a Covid-19, por exemplo.

Madalena Leal, de 78 anos, frequenta as aulas de ginástica do CCI e aproveitou para tomar a vacina. “Eu quero continuar saudável, porque gosto muito de dançar. Eu participo das aulas de ginástica aqui no CCI e aproveitei para tomar a vacina contra gripe. É mais fácil tomar logo aqui do que ter que ir em uma UBS”, relata.

Já Odila Miranda, de 80 anos, faz questão de se vacinar todos os anos. “Eu acredito que a vacinação é muito importante, porque nós, idosos, precisamos nos prevenir. Nossa saúde é mais frágil e precisamos estar sempre atentos. Eu já tenho o costume de me vacinar todos os anos e, como sempre participo das atividades do CCI, quis aproveitar esse momento de vacinação também”, conta.

A vacinação segue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, de segunda a sexta, das 8h às 18h, para todos os grupos prioritários. Para se vacinar é necessário apresentar os seguintes documentos:  RG ou algum outro documento de identificação com foto, CPF, cartão vacinal ou cartão do SUS, além do documento que comprove o vínculo de atuação dentro dos grupos prioritários.

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, ressaltou a importância da vacinação para as pessoas da terceira idade. "Reconhecemos a importância da vacinação, principalmente, para os nossos idosos, por isso realizamos esta ação em parceria com a Secretaria de Saúde para que eles pudessem estar imunizados contra a gripe, que está vindo muito forte. É importante que quem ainda não atualizou sua imunização que procure o quantos antes uma Unidade Básica de Saúde", destaca.