A formação de facilitadores de justiça restaurativa,aconteceu de 08 a 12 de abril, no Fórum de Santarém.
Ela teve como objetivo formar novos facilitadores de justiça restaurativa no município de santarém.
O curso foi realizado pela Coordenadoria de Justiça Restaurativa do TJPA em parceria com o Comitê Gestor Municipal de Justiça Restaurativa, e teve como instrutores a Dra Cynthia Soares e Maike Vieira.
O curso formou 24 novos facilitadores que desenvolverão a Justiça Restaurativa no município de Santarém.
Dra Cynthia Soares, foi instrutora do Curso de Formação, ela destaca a importância da capacitação.
"Promover o fortalecimento da rede em Justiça Restaurativa no município de Santarém, propiciando a formação de facilitadores capacitados para promover círculos de justiça restaurativos como uma forma de acesso a soluções efetivas de conflitos por intermédio de meios consensuais, voluntários e mais adequados a alcançar a pacificação." Observou a formadora.
"Fazer o curso, ultrapassou minhas expectativas, vou aplicar no meu dia a dia, de forma enriquecidora, pois tenho processos de 10,12, 18 anos, e juntamente com as partes, tentaremos resolver da melhor forma possível o alite, lembrando que a justiça restaurativa é o eu, para que haja o resgate de outros, eus." Disse a participante Socorro Marialva, advogada.
"O curso de formação proporcionou aprendizado a todos os participantes por meio da escuta ativa e empática, além de assegurar conhecimento as formas de resolução de conflitos . A Justiça Restaurativa nos ensina e direciona ao novo caminho restaurativo através das experiências vividas e compartilhadas em círculo, assim nos levando a reflexões profundas de qual sociedade queremos fazer parte." Destacou Roberta Branco, membro do Comitê Gestor de Política Municipal de Justiça Restaurativa.
"Toda capacitação é fundamental para que todos possam estar mais preparados para buscar soluções dos conflitos encontrados, Santarém avança com a implantação da Política Municipal Restaurativa." Avaliou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Celsa, destacou também que Santarém, é a 1ª cidade do Estado do Pará e da Região Norte a institucionalizar a Justiça Restaurativa como Política Pública.