A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Programa Criança Feliz está desenvolvendo atividades alusivas ao mês da Primeira Infância desde o dia 11 de agosto. A programação tem como objetivo divulgar o Programa, esclarecendo a importância e o funcionamento junto à comunidade de modo a propagar informações e incentivar a adesão de novas famílias para serem acompanhadas pelo programa.
De acordo com a coordenadora do programa, Luiza Amazonas, até o momento 366 pessoas participaram e destas, 152 sinalizaram interesse em se inscrever no PCF.
A programação segue esta semana nos dias 02/09 no Residencial Salvação, além dos dias 05, 06 e 08/09, cujos locais e horários ainda serão confirmados pelos representantes de bairros das áreas de abrangência dos CRAS que ofertam este serviço.
“Fazer com que as famílias compreendam o que é o Programa e de que forma ele pode contribuir com elas a curto, médio e longo prazo é algo fundamental, pois é, a partir daí, que a gente consegue não apenas a adesão, mas principalmente a participação efetiva delas no programa, o que contribui de forma muito positiva para consolidar a oferta desse serviço tão importante direcionado à fase da primeira infância.” Explicou Luiza Amazonas Coordenadora do Programa Criança Feliz.
"Estamos levando para as famílias todas as fundamentações e objetivos do programa para que reconheçam o quanto é relevante esse tipo de atenção aos primeiros anos de vida e os impactos positivos em trabalhar de forma adequada as potencialidades de cada criança. O programa disponibiliza técnicos que acompanharão as famílias a partir do momento que aderem ao programa para estimular o desenvolvimento das crianças e proporcionar qualidade de vida a família." Disse Sandra Santana Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Sobre o programa:
O Programa Criança Feliz é um serviço voltado para a fase da primeira infância que visa contribuir com o desenvolvimento saudável das crianças nesta etapa da vida humana. Em Santarém, a adesão ao programa ocorreu no ano de 2018, com uma meta pactuada de 800 famílias e tem como público alvo Gestantes e crianças de 0 a 3 anos inscritas no Cadastro Único e crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Os Cras que ofertam este serviço são: Cras Maracanã, Cras Nova República, Cras Santana, Cras Santarenzinho e Cras São José Operário. As famílias que tiverem interesse em participar do programa podem procurar um destes Cras para serem inseridas, receber as devidas orientações e dar início ao acompanhamento.