3. Assistência Social
  4. Prefeitura desenvolve ações e oferta atendimentos a mulheres em situação de violência
Prefeitura desenvolve ações e oferta atendimentos a mulheres em situação de violência Autor: Desconhecido

Katiane de Jesus
...

Autora: Geisa de Oliveira

São muitos os atendimentos ofertados às mulheres em situação de violência no município de Santarém. A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), dispõe de um Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará, de uma Assessoria de Políticas Públicas para mulheres e no Controle Social com o Conselho Municipal da Condição Feminina.

O Centro conta uma equipe multiprofissional composta por psicóloga, assistente social, pedagoga e advogada e atende de forma presencial nos altos do Mercadão 2000 na Avenida Tapajós, de segunda a sexta-feira das, 08h00 às 16h00, ou por meio do contato (93) 99134-8542 de forma remota.

Além de atender e dar os encaminhamentos necessários a mulher vítima de violência, o Centro também oferta oficinas que visam a geração de renda, e independência financeira.

Na última semana aconteceu uma oficina sobre elaboração de currículos, como se comportar em uma entrevista de emprego e orientações sobre cadastramento em sites de emprego. Nessa terça-feira (13), aconteceu uma oficina de decoração de cadernos em E.V.A., que também foi mais uma opção para empreender.

“Atualmente estamos acompanhando 389 mulheres vítimas de violência, o número de atendimentos vem crescendo, mas observamos que hoje as mulheres estão procurando cada vez mais seus direitos, a percepção de que estão vivenciando por algum tipo de violência tem feito com que aumentem os nossos atendimentos e isso é positivo. É importante que cada vez mais elas busquem seus direitos, não se calem diante de qualquer um dos 5 tipos de violência”, pontuou Poliana Braga, coordenadora do Centro Maria do Pará.

Dentro da Semtras existe também a Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres que tem como uma de suas competências, articular, apresentar, organizar, projetos e ações que promovam o fortalecimento de políticas públicas para mulheres, que por sua vez, contribui de forma significativa, com a garantia de direitos e a promoção da dignidade e valorização da mulher. Nesse mês a assessoria realizou para mais de 100 mulheres, o Webinário de Educação Financeira, que foi o início de outros eixos que ainda serão implementados no que diz respeito a autonomia financeira da mulher.

“Para que as mulheres sejam fortalecidas ao enfrentamento da violência vivenciada, elas precisam estar preparadas para o mercado de trabalho. A projeção financeira dela é uma grande oportunidade”, observou Rachel Campos, Assessora de Políticas Públicas para Mulheres.

Pelo Controle Social ainda contamos com o Conselho Municipal da Condição Feminina que é um espaço público de articulação entre governo e sociedade objetivando articulação de políticas públicas voltadas para mulheres. A Casa dos Conselhos está localizada na Avenida Curuá-Una, 752 – Santíssimo.

“Mesmo com a pandemia, não paramos os atendimentos às mulheres, buscamos alternativas via contato telefônico, remoto pelo whatsapp, criamos grupos, intensificamos a busca ativa. É importante que as mulheres saibam que Santarém conta com uma rede completa atuando na prevenção e o enfrentamento a violência”, destacou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.