A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Centro Pop Dom Lino Vombommel realizou durante todo o mês de junho, atividades voltadas a temática: "Arte, Cultura e Sociedade" com pessoas em situação de rua.
A ação foi desenvolvida com objetivo de promover a valorização da cultura regional para pessoas em situação de rua usuárias dos serviços ofertados pela Semtras considerando a relevância para o desenvolvimento intelectual e cognitivo de cada ser humano.
"O Centro Pop tem o propósito de atender indivíduos nas mais diversas situações de vulnerabilidade e essas atividades proporcionam a eles um momento de descontração e alegria resgatando o lado cultural, através de brincadeiras, jogos e exposições com materiais de povos originários, culinária indígena e africana, consumida por nós santarenos e por boa parte da população brasileira, especialmente a população do norte e nordeste, que mantém vivas as influências desses povos", explicou Roberta Oliveira, coordenadora da ação.
"Resgatar a origem e destacar nossa cultura através de atividades diversas como as realizadas durante este mês no Centro Pop proporcionam momentos únicos aos nossos atendidos. A pessoa em situação de rua acaba tendo os vínculos totalmente rompidos com sua família, a sua origem e principalmente a sociedade, e estas atividades de integração resgatam um pouco da sua história, da sua identidade e os fortalecem enquanto um ser pleno de direitos", observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.