1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Prefeitura de Santarém realiza I Seminário Direito de Existir: estamos aqui e exercemos todas as profissões
Prefeitura de Santarém realiza I Seminário Direito de Existir: estamos aqui e exercemos todas as profissões Autor: Agência Santarém

Prefeitura de Santarém realiza I Seminário Direito de Existir: estamos aqui e exercemos todas as profissões

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
.


O I Seminário Direito de Existir: estamos aqui e exercemos todas as profissões, realização da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e apoio do Grupo de Homossexuais de Santarém (GHS), aconteceu na noite desta sexta-feira, 02, no auditório da Unama e socializou temáticas importantes para o público LGBTQIA+ e tratou sobre as temáticas voltadas para a saúde, direitos, assistência social. 

Rose Mara Ruiz, chefe da divisão de vigilância Socioassistencial da Semtras e psicóloga, explanou sobre os serviços e programas da Assistência Social de Santarém para o público.

Os membros da Comissão da Diversidade da OAB Thayse Pingarilho (presidente) e Pedro Henrique Jorge Lima, falaram sobre os direitos voltados aos LGBTQIA+. 

Adailton de Jesus, agente da pastoral da AIDS, explanou sobre o direito de existir: relação com a saúde população LGBTQIA+.

Encerrando o seminário o psicólogo Andrei Barbosa, destacou em sua palestra o sofrimento de jovens homossexuais inseridos em contextos religiosos.

“Um evento extremamente importante não só pra comunidade LGBTQIA+, mas toda a sociedade compartilhando informação, compartilhando conhecimento, sobre direitos da população LGBTQIA+, levando em consideração de que a desinformação é um fator preponderante para a LGBT Fobia acontecer no nosso país. O Brasil é um país que mais mata as pessoas LGBTQIA+ no mundo, então você vê a importância, a necessidade de debater temas como esse", Avaliou a presidente da Comissão da Diversidade da OAB/subseção de Santarém Thayse Pingarilho.

O presidente da GHS Allan Carlos destacou que a Semana iniciou no domingo e na quinta quinta-feira, 01, comemorou os 6 anos do projeto Vertical, e a semana colorida encerra no domingo com a realização da 13ª Parada do Orgulho LGBTQIA+.

“Juntos somos mais fortes, é muito importante falar sobre o direito de Existir, e que todos nós temos direitos e contamos com importantes serviços voltados para comunidade", Observou Allan. 

"Ampliar as possibilidades e momentos para discutir esta temática é de fundamental importância para que a população LGBTQIA+ possa, para além de conhecer os seus direitos, entender o funcionamento da rede socioassistencial do município e compartilhar com a comunidade de modo geral a necessidade em lutarmos juntos em busca de mais qualidade de vida e menos discriminação, exclusão e homofobia. Reforçamos mais uma vez a sensibilidade da gestão com esta temática e a garantia de que este foi o primeiro de muitos eventos e qualificações que virão buscando sempre pela inclusão social e o combate qualquer tipo de preconceito", avaliou Sandra Santana Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

O evento contou com a presença do presidente do Grupo Homossexual de Santarém Allan Carlos e demais membros, universitários e colaboradores da rede socioassistencial de Santarém.

A programação da Semana da Diversidade LGBTQIA+ encerra neste domingo, 04, com a realização da 13ª Parada oficial do Orgulho LGBTQIA+, ás 18h, Praça de Eventos Anysio Chaves e também às 23h – com a Noite da Chiquita.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.