A Prefeitura de Santarém esteve representada na terça-feira (29), na Câmara de Vereadores, em uma sessão especial fazendo parte da programação da semana de Prevenção e Combate as Drogas.
O vice-presidente da Casa Gerlande Castro (PSB), que representou a Mesa Diretora observou a importância da sessão.
"É nossa missão, além de legislar, reconhecer o trabalho das instituições, as drogas são um problema mundial é necessário orientar a população sobre esse tema", disse o parlamentar.
A sessão foi de proposição do vereador Ângelo Tapajós (Republicanos) que faz parte da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas.
"Essa é uma sessão de reconhecimento, reconhecimento ao trabalho dos CAPS, da Polícia Militar, da prefeitura, da Câmara Municipal de Santarém e de toda a rede de combate a essa mazela, as drogas", justificou o vereador.
Durante a sessão foram homenageadas 17 instituições e pessoas que atuam na prevenção, combate e recuperação das drogas. Durante a sessão foi apresentada a rede de prevenção e combate às drogas, que inclui a justiça, as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, as polícias civil, militar e federal, além dos centros de recuperação e o conselho municipal de Políticas Sobre Drogas.
A sessão faz parte da Semana Municipal de Combate e Prevenção às Drogas. Para o Secretário de Estado de Justiça Evandro Garla é preciso agir agora.
"Quadruplicou o número de usuários de entorpecentes, drogas lícitas e ilícitas, é preciso usar as ferramentas de combate como educação, música, esporte, é necessário conduzir as pessoas por outro caminho, que seja saudável e livre dos malefícios das drogas", avaliou o secretário.
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, destacou a importância do trabalho desenvolvido de forma intersetorial e pelas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, e pela Casa dos Conselhos que trabalha com 8 conselhos municipais de direito.
"Temos 8 conselhos municipais de direito de diferentes políticas públicas funcionando ativamente. O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas foi instituído pela Lei Municipal nº 20.145/2016 de 30 de Dezembro de 2016 e instalado em 05 de Novembro de 2018 como caráter permanente, propositivo, deliberativo e fiscalizador. A gente vê cada vez mais a importância desse trabalho de combate e prevenção às drogas em nosso município ser realizado por nós conjuntamente. Santarém conta com servidores das polícias tão dedicados se doando e não só fazendo o seu profissional. O resultado desse trabalho não vamos colher agora, nós plantamos esse trabalho na prevenção levando esse assunto para as crianças que no futuro saberão como dizer não às drogas. Que possamos juntos formas forças para enfrentar esse desafio", observou a gestora da Semtras.
Durante a sessão, os vereadores prestaram homenagem a personalidades e instituições pelo reconhecimento ao trabalho realizado na prevenção e combate ao uso de drogas:
Arquidiocese de Santarém
Casa dos Conselhos
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II / SESPA
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - CAPS AD III
Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi)
Comando de Policiamento Regional I (CPR-I)
Conselho Estadual Sobre Drogas (CONED)
Coronel Tarcísio Moraes da Costa
Duth do Socorro Cordeiro Sagica
Família Feliz Comunidade Terapêutica
Fundação Lucas Huber
Ong Sê Mente do Amanhã
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)
Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)
Secretaria Municipal de Trabalho E Assistência Social (SEMTRAS)
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Com informações e fotos - Ascom/CMS