1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Prefeitura de Santarém participa de sessão especial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Prefeitura de Santarém participa de sessão especial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo Autor: Agência Santarém

Prefeitura de Santarém participa de sessão especial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Sessão ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com instituições dedicadas ao espectro

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado no último dia 2 de abril e em reflexão a data foi realizado na terça-feira, 19, uma sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores sob proposição do vereador Enfº Murilo Tolentino. O evento legislativo contou com a presença da Prefeitura de Santarém que esteve representada pela secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana.  

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente Ronan Liberal Jr. (MDB), pelo vereador Enf.º Murilo Tolentino, pelo secretário regional de Governo Alexandre Maduro, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana, a presidente da Comissão de Saúde da OAB/Santarém Giane Vinhote, a presidente da Apae Jacirene Façanha e a representante do grupo no whatsapp de mães de autistas/TDAH Vanda Feleol.

Com a palavra, a secretária Sandra Santana lembrou que desde 2020, Santarém realiza através do Centro de Atendimento Social (Cas/Caec) a emissão da carteira de identificação do autista, fruto da Lei n° 20.555, de 26 de março de 2019, que estabelece prioridade no atendimento público privado as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de autoria da vereadora Maria José Maia, e da Lei 20.611, de 20 de setembro de 2019, que institui o cartão de identificação, para residentes em Santarém de autoria do vereador Ney Santana.

Titular da Semtras Sandra Santana durante fala 

“Até o momento 291 carteiras foram entregues e estamos trabalhando para ampliarmos estes números através de ações descentralizadas, além disso a Secretaria de Assistência, através dos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) segue com os atendimentos sociais às famílias que necessitam de atendimento e esclarecimentos em relação aos benefícios que lhe são de direito. Reafirmo o compromisso da Secretaria no que diz respeito ao trabalho de garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, afirmou Sandra.

A Casa Azul, centro de Santarém especializado em autismo, proporcionou participações especiais na sessão. Crianças e adolescentes atendidos pela entidade realizaram apresentações musicais e dança, incluindo a entoação do hino da instituição. Ela e mais outras quatro instituições receberam homenagens por atuarem no trabalho do espectro. Foram elas: Apae, Grupo de Aplicativo de Mensagens Autismo/TDAH, Seduc, por meio da direção da Educação Especializada, Escola Terapêutica “Os Notáveis” e a Associação de Pessoas com Necessidades Especiais do Tapajós.

Com informações da Câmara Municipal de Santarém

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.