O Dia do Assistente Social foi comemorado no dia 15 de maio, e em alusão a data, a Câmara de Vereadores realizou uma sessão especial na terça-feira, 17. O serviço social foi regulamentado como profissão no Brasil por meio da lei Nº 8.662/93 aprovada em 15 de maio de 1993. Vinte e quatro certificados foram entregues como homenagem aos profissionais da área. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) participou da cerimônia e contou com 8 assistentes reconhecidos pela atuação no município.
Os homenageados que desempenham suas funções na Semtras são: Marlen Ribeiro, Aroldo Cruz, Silvia Oliveira, Marilene Oliveira, Poliana Braga, Ingred Aguiar, Jeisilene Oliveira e Aguinaldo Sanches.
A sessão foi proposição do vereador Gerlande Castro (PSB). O parlamentar atuante na área enfatizou que o assistente social é um garantidor de direitos que possibilita o acesso a serviços que são necessários para uma sociedade mais justa. “É um profissional que ampara a comunidade em todas as situações, independente da condição dele e do outro, ele está pronto a servir”, declarou o vereador.
O assistente social analisa, elabora, coordena e executa planos, programas e projetos para viabilizar direitos à população. Está presente nas escolas, na saúde, habitação, previdência e outros. Atua em empresas particulares e é fundamental em órgãos públicos.
A titular da Semtras, Sandra Santana, participou da sessão e enfatizou a importância do profissional para a população em vulnerabilidade social, agradeceu e engrandeceu todos os Assistentes Sociais por tamanha dedicação diária.
"Em Santarém, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social é o maior empregador deste profissional. Ela conta com 37 profissionais. Além dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e dos Centro Especializados (Creas), dispõe deste profissional em outros espaços como no Centro Maria do Pará, que é coordenado pela assistente Poliana Braga, hoje, uma das homenageadas. Com alegria e dedicação ela atua possibilitando a mulheres vítimas de violência empoderamento por meio de direitos. A gente faz o impossível para que esta mulher seja incluída em programas como ‘Minha Casa, Minha Vida’, documentação e outros que são necessários”, disse Sandra que também foi homenageada por coordenar a pasta da Assistência em Santarém.
A Seccional Santarém do Conselho Regional de Serviços Social, por meio do representante Jaime Seade, também prestou homenagem a instituições que possibilitam a atuação do assistente social. “Para todos nós é muito importante ter esse reconhecimento dos profissionais, da Casa de Leis, que serve de incentivo para a melhor atuação deste profissional”, celebrou Jaime.
Confira os demais homenageados:
Com informações da Câmara Municipal de Santarém