3. Assistência Social
  4. Prefeitura de Santarém participa do Projeto 'Rota da Inclusão'
Prefeitura de Santarém participa do Projeto 'Rota da Inclusão' Autor: Agência Santarém

Prefeitura de Santarém participa do Projeto 'Rota da Inclusão'

Geisa de Oliveira

A Prefeitura de Santarém esteve representada pela Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, nesta quarta-feira, 01, no auditório do Ministério Público, durante a realização do Projeto Rota da Inclusão.

O projeto Rota da Inclusão é desenvolvido pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa) da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa).

Durante o evento, aconteceu a entrega de carteiras de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (CIPTEA), palestras para pessoas com autismo, familiares e diálogos com profissionais da causa da inclusão.

Segundo a coordenação, a ação é mais um desdobramento da política pública de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que vem sendo desenvolvida e descentralizada pela Sespa, durante a ocasião  profissionais de saúde, educação e assistência social, passaram por uma capacitação.

O evento contou com a presença da coordenadora estadual de políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, da Deputada Federal, Alessandra Haber, da secretária Celsa Brito, que também esteve representando o Prefeito Nélio Aguiar, vereadores e representantes da causa e familiares.

Nayara Barbalho agradeceu à Prefeitura de Santarém pela parceria e destacou a importância do projeto.

“Quero agradecer a Celsa, que se mostrou uma pessoa muito sensível a causa, o Prefeito Nélio também. Visitei alguns locais no município e fiquei muito feliz com algumas coisas que vi, e fico feliz em ter essa parceria com o município para podermos fazer mais, para juntos podermos melhorar ainda mais a vida das pessoas,” observou a titular da Cepa.

A Deputada Federal Alessandra Haber informou que é a primeira vez que a Câmara Federal tem uma subcomissao para se discutir, para se debater o autismo, e é a primeira vez que a Câmara Federal, está se debatendo o autismo na Amazônia. "Então, hoje, é o amanhã, muito mais que especial para todos nós. Hoje, o estado do Pará é referência no acompanhamento das Pessoas com autismo desde que o governador Helder Barbalho Assumiu,” disse a Deputada.

“Santarém está recebendo esse momento especial, com auditório lotado, e demonstra que estamos fazendo bonito, e o quanto é importante Santarém receber essa aproximação do estado, da Câmara Federal, junto com os municípios da região. Somos um polo regional e  Santarém estará sempre de portas abertas, principalmente para trabalhamos em prol de avançarmos em em políticas públicas que possam cada vez mais melhorar os atendimentos voltados a este público. O município oferta atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Ifantojuvenil de Santarém Caps I, a emissão da carteirinha do autista vem aumentando e esperamos que mais avanços sejam possíveis, principalmente por meio da legislação,” observou Celsa Brito.

Nayara Barbalho destacou que o governo do Estado trabalha ativamente para construir políticas públicas de inclusão. Atualmente, existem três Núcleos de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Nateas) em funcionamento: Belém, Capanema e Tucuruí, e mais quatro em construção nos municípios de Marabá, Santarém, Breves e Altamira.