O mês de março é marcado pelo dia Internacional da Mulher. Celebrado no dia 8, a data é um momento de reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres, principalmente, por igualdade e respeito ao longo da história.
Pensando nisso e como forma de homenagem, a Prefeitura de Santarém, por meio por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), iniciou nesta quinta-feira, 3, o Projeto “Costurando Histórias”.
Legenda da foto: Mulheres contam suas histórias por meio da arte de costurar.
O projeto é desenvolvido na Vila Balneária de Alter do Chão, que hoje recebe um grande número de mulheres vítimas de violência doméstica. Na ocasião, por meio da costura de uma colcha de retalhos, as mulheres têm a oportunidade de buscar atendimento e apoio psicológico.
A ideia da colcha de retalhos é mostrar que cada mulher constrói sua história, pedaço por pedaço.
“É como se ela tivesse contando um pouquinho da historia. Se ela viveu, se conhece alguém, se denunciou, como conseguiu superar, as formas de denuncia, tudo como forma de prevenção”, contou Josimara Damasceno, coordenadora do Cras Alter do Chão.
A ação segue até o dia 23 de março.