A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), esteve representada na Câmara Municipal de Vereadores, nesta terça-feira, 8, em sessão especial, alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Durante o evento, 20 lideranças comunitárias foram homenageadas pelos serviços prestados à sociedade santarena, além de 12 instituições, entre elas: Semtras, Centro Maria do Pará, Casa dos Conselhos e Conselho Municipal da Condição Feminina.
Estiveram participando do evento a primeira dama e Secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, que ocasião representou o prefeito Nélio Aguiar; a Juíza da Vara da Violência Doméstica, Carolina Maia; a Promotora de Justiça com atribuições na área da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Silvana Nascimento; a vice-presidente da OAB, Pânysa Monteiro; a Delegada titular da Delegacia Especializada da Mulher, Andreza Souza; a integrante do Instituto Mãos Amigas na Ação Social, Helena Amaral; a diretora da Casa Rosa, Adelaine Siqueira; a coordenadora de assistência social, Soliene Sousa, representando o secretário de governo Henderson Pinto; e a capitã Graciete Queiroz, representando o CPR1. O evento contou também com a participação e apresentação da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho.
“Quero deixar registrado o quão importantes somos para a sociedade. Dizer não apenas hoje, mas todos os dias do ano. Esse ano resolvemos homenagear aquelas mulheres que ficam diretamente com a população nos bairros e nas comunidades, que trabalham de uma forma voluntária em prol da população. Então, nada mais justo a gente fazer essa sessão especial para essa mulheres destemidas, corajosas e capazes de enfrentar o dia a dia trabalhando em prol da população”, afirmou a vereadora Alba Leal.
A Secretária Celsa Brito agradeceu por todas as homenagens aos setores ligados à Semtras.
“Nós mulheres estamos cada vez mais avançando, cada vez mais fortalecidas, não estamos tirando o espaço de ninguém. Nós mostramos o nosso conhecimento, a nossa força e estamos mostrando que somos capazes. Enquanto gestão, estamos cada vez mais avançando nas políticas voltadas para as mulheres com o Centro Maria do Pará, a Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, com a implantação do Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Vara de Violência Doméstica, Câmara Municipal, e a Polícia Militar”, destacou Celsa.
Legenda da foto: Secretária Celsa Brito foi uma das homenageadas.
Confira as lideranças e instituições homenageadas:
Lideranças:
01 - Ediana Batista Viana
02 - Antônia Vita Rêgo da Rocha
03 - Maria Luciene Gama Santos
04 - Valdereis de Sousa Silva
05 - Walkiria Corina da Silva Coelho
06 - Gabriele Cosme dos Santos
07 - Eugênia Maria Pereira Rêgo de Jesus
08 - Edileusa de Sousa Lima
09 - Santana dos Santos Duarte
10 - Ana Dilma Pereira dos Santos
11 - Marilanze Melo Pinto
12 - Aldenilda dos Santos Guimarães
13 - Maria Sultana Almeida Souza
14 - Maria Helena Farias Silveira
15 - Marione Lira
16 - Maria do Carmo do Vale Sousa
17 - Socorro Leão
18 - Maria Figueira da Silva
19 - Maria Isabel Silva Castro
20 - Maria de Nazaré Printes Figueira
Instituições:
01 - Carolina Maia, Juíza da Vara da Violência Doméstica
02 - Silvana Nascimento, Promotora de Justiça com atribuições na área da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
03 - Pânysa Monteiro, Vice-presidente da OAB
04 - Jaqueline Mendes, Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher - OAB
05 - Andreza Souza, Delegada da Delegacia Especializada da Mulher
06 - Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social
07 - Diane Castro, coordenadora do Pará Paz
08 - Poliana Braga, coordenadora do Maria do Pará
09 - Roseleide Nogueira, gerente do Abrigo Municipal
10 - Ana Cláudia, do Conselho Municipal da Condição Feminina - CMCF
11 - Helena Amaral, do Instituto Mãos Amigas na Ação Social
12 - Roseane Matos, da Casa dos Conselhos