3. Assistência Social
  4. Prefeitura e MPPA discutem planejamento da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas
Prefeitura e MPPA discutem planejamento da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas Autor: Agência Santarém

Cibele Pixinine
Reunião faz parte do planejamento estratégico sobre a prevenção e combate às drogas.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (CMPD), esteve reunida, nesta quinta-feira (15), com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para discutir a programação da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, que será realizada de 26 a 31 de agosto.  A reunião ocorreu na sede do MPPA e contou também com a participação de membros da Câmara dos Vereadores, Conselho Tutelar, representantes da Polícia Militar, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), dentre outros órgãos.

"Essa reunião faz parte de uma sequência para alinhamento e planejamento da prevenção e do combate às drogas no município de Santarém. Foi o momento de ouvir todos os setores e órgãos aqui presentes, as suas demandas e as formas como eles podem colaborar para a construção em conjunto da programação da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas”, explicou Aldo Luan, presidente do CMPD.

A promotora de Justiça Mariana Sousa Cavaleiro de Macêdo Dantas, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Santarém, presidiu a reunião e destacou a importância da articulação intersetorial.

"Estamos nos preparando para que os eventos de agosto ocorram da melhor forma possível, já definindo como cada ente poderá colaborar. Queremos que toda a programação seja um sucesso”, disse.

As ações de prevenção e combate as drogas se intensificam durante a semana de 26 a 31 de agosto, conforme prevê a Lei Municipal nº 20.524/2018, com a realização de simpósio, blitz, palestras em escolas e outras atividades. Contudo, o trabalho do CMPD não se restringe a esse período, sendo desenvolvido ao longo de todo o ano.

"Em 2024, estamos trabalhando para estender a programação de palestras e acompanhamentos ao longo de todo o ano, pois entendemos que a problemática das drogas tem uma demanda constante e crescente que traz impacto em diversos segmentos da sociedade”, salientou Erika Couto, representante do CAPSII - Sespa no CMPD.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância de somar forças sobre a temática.

"Essa problemática é complexa e necessita de uma atuação conjunta e efetiva. É por isso que, todos os anos, buscamos o diálogo e o trabalho em conjunto como caminhos para a realização exitosa da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas”, ressaltou.