A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através de sua Vigilância Socioassistencial, além da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), trabalhou na atualização dos aglomerados subnormais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o censo demográfico de 2022.
Reuniões aconteceram com o objetivo de trabalhar na atualização dos dados demográficos do IBGE. De acordo com o órgão, aglomerados subnormais são uma forma de ocupação irregular de terrenos de propriedades alheias públicos ou privados.
Roneilson Nunes, coordenador da Vigilância Socioassistencial da Semtras, explica que as reuniões aconteceram para que o município pudesse obter informações sobre essas áreas.
"O IBGE, a partir das atualizações, deverá tornar público todos os levantamentos identificados e atualizados".
"Foram momentos importantes para o nosso conhecimento, para que possamos com a gestão como um todo, trabalhar os serviços necessários para a população desses locais", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.