3. Assistência Social
  4. Prefeitura de Santarém alerta beneficiários do Bolsa Família sobre golpe utilizando acesso indevido às contas bancárias
Prefeitura de Santarém alerta beneficiários do Bolsa Família sobre golpe utilizando acesso indevido às contas bancárias Autor: Reprodução - internet

Geisa de Oliveira
Na segunda-feira, 26, duas pessoas relataram ter caído no golpe.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), está alertando os beneficiários sobre o golpe usando acesso indevido das contas bancárias do Bolsa Família. Na segunda-feira, 26, duas pessoas procuraram o Centro de Atendimento Social (CAS/CAEC) e relataram que caíram no golpe.

Leiliane Campos, assistente social do Cadastro Único  do CAS/CAEC, alerta que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome não envia este tipo de mensagem e que a população deve ter atenção redobrada.

"O Governo Federal não envia SMS, com links para direcionamento a outros sites para a população. Os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família. As famílias que foram lesadas devem dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo do Caixa TEM. Elas, também, devem registrar um Boletim de Ocorrência seja presencial ou virtual. Qualquer dúvida, a população pode procurar o CAS/CAEC ou um dos 8 Centros de Referência de Assistência Social da cidade", informou a assistente social.

Quanto aos 2 casos registrados, as pessoas foram orientadas a procurarem uma agência da Caixa e, também, registrar o Boletim de Ocorrência.

"É importantíssimo que a nossa população tenha cuidado redobrado e busque apoio dos nossos serviços para esclarecimentos. Não deixe o tempo passar se algo acontecer procure imediatamente a Caixa Econômica. É um alerta importante, infelizmente, ultimamente, tem acontecido com frequência muitas tentativas de golpes,” observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

O Governo Federal/MDS está informando ainda que o assunto está sendo monitorado junto ao Agente Operador do Programa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do aplicativo CAIXA TEM.

A Caixa Econômica Federal está mapeando o número de ocorrências, orientando sua rede bancária para o adequado atendimento às famílias e reforçando o protocolo de segurança do aplicativo.

O MDS reforçará em seus canais de comunicação as orientações para situações de ocorrência no pagamento.

Informe N°52 Bolsa Família - Indícios de acesso indevido a contas bancárias de beneficiários do Bolsa Família

Com informações da Assessoria de Comunicação - MDS