1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Prefeitura atende mais de 280 famílias em ações descentralizadas do Cadastro Único
Prefeitura atende mais de 280 famílias em ações descentralizadas do Cadastro Único Autor: Ascom Semtras. Cras Nova República

Prefeitura atende mais de 280 famílias em ações descentralizadas do Cadastro Único

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Cras Nova República e Urumari realizaram as ações

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República e Urumari realizaram na sexta-feira (13), ações descentralizadas de Cadastro Único beneficiando mais de 280 famílias.

O Cras Nova República levou as ações para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Dores Ferreira Nobre, na comunidade Tabocal e o Cras Urumari esteve na Escola Municipal Francisca das Chagas na comunidade Urumanduba.

De acordo com a coordenadora do Cras Nova República Jaciara Simões foram realizados 63 recadastros, 30 inclusões e 05 transferências de município, além de 140 orientações, informações sobre programas e benefícios do Governo Federal. 

“Essas ações fazem parte do planejamento anual e estão alcançando o objetivo de forma positiva. Nelas verificamos uma grande demanda de famílias que estão sem atualizar o CadÚnico para acesso aos programas sociais há mais de dois anos, devido a pandemia, e através dessas ações estão podendo acessar os serviços da Assistência social de forma mais fácil, podendo regularizar os dados cadastrais, pois mesmo com a nova ferramenta do App do Cadastro Único, na qual as famílias podem fazer um pré cadastro ou até mesmo confirmar seu dados por meio do aplicativo, ainda não conhecem a ferramenta e/ou não tem acesso a aparelhos eletrônicos e acesso a internet, principalmente comunidades, onde o acesso se torna mais difícil”, explicou Jaciara. 

“A participação da Semtras foi fundamental. Tivemos o cadastro e recadastro do CadÚnico e um número maior de procura por esses atendimentos. Foi muito boa, fiquei feliz pelos atendimentos e agradecemos as equipes que estiveram aqui na comunidade e que possamos realizar mais ações desse tipo”, avaliou Letícia Araújo da Silva, diretora da escola.

Ação no Cras Urumari

De acordo com a coordenadora do Cras Urumari Ingred Aguiar foram realizados 50 atendimentos do Cadastro Único, Social e psicológico.

“Estamos avançando cada dia indo até as comunidades levando nossos serviços principalmente relacionados ao Cadastro Único, pois é fundamental que a população beneficiária esteja em dia com esse cadastro. O Governo Federal vem realizando cortes nesse benefício para quem não realizou atualização cadastral nesses últimos dois anos. Temos 8 Cras em nosso município e também o Cas/Caec e reforçamos que a população procure com antecedência para fazer suas atualizações”, observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.