A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República e Urumari realizaram na sexta-feira (13), ações descentralizadas de Cadastro Único beneficiando mais de 280 famílias.
O Cras Nova República levou as ações para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria das Dores Ferreira Nobre, na comunidade Tabocal e o Cras Urumari esteve na Escola Municipal Francisca das Chagas na comunidade Urumanduba.
De acordo com a coordenadora do Cras Nova República Jaciara Simões foram realizados 63 recadastros, 30 inclusões e 05 transferências de município, além de 140 orientações, informações sobre programas e benefícios do Governo Federal.
“Essas ações fazem parte do planejamento anual e estão alcançando o objetivo de forma positiva. Nelas verificamos uma grande demanda de famílias que estão sem atualizar o CadÚnico para acesso aos programas sociais há mais de dois anos, devido a pandemia, e através dessas ações estão podendo acessar os serviços da Assistência social de forma mais fácil, podendo regularizar os dados cadastrais, pois mesmo com a nova ferramenta do App do Cadastro Único, na qual as famílias podem fazer um pré cadastro ou até mesmo confirmar seu dados por meio do aplicativo, ainda não conhecem a ferramenta e/ou não tem acesso a aparelhos eletrônicos e acesso a internet, principalmente comunidades, onde o acesso se torna mais difícil”, explicou Jaciara.
“A participação da Semtras foi fundamental. Tivemos o cadastro e recadastro do CadÚnico e um número maior de procura por esses atendimentos. Foi muito boa, fiquei feliz pelos atendimentos e agradecemos as equipes que estiveram aqui na comunidade e que possamos realizar mais ações desse tipo”, avaliou Letícia Araújo da Silva, diretora da escola.
De acordo com a coordenadora do Cras Urumari Ingred Aguiar foram realizados 50 atendimentos do Cadastro Único, Social e psicológico.
“Estamos avançando cada dia indo até as comunidades levando nossos serviços principalmente relacionados ao Cadastro Único, pois é fundamental que a população beneficiária esteja em dia com esse cadastro. O Governo Federal vem realizando cortes nesse benefício para quem não realizou atualização cadastral nesses últimos dois anos. Temos 8 Cras em nosso município e também o Cas/Caec e reforçamos que a população procure com antecedência para fazer suas atualizações”, observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.