3. Assistência Social
  4. Prefeitura assina Termo de Fomento que garante repasse de mais de R$ 300 mil a instituições que trabalham com crianças e adolescentes
Prefeitura assina Termo de Fomento que garante repasse de mais de R$ 300 mil a instituições que trabalham com crianças e adolescentes Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
Foram destinados valores para 8 instituições que submeteram projetos ao Comdca.

Instituições que apoiam crianças e adolescentes receberam nesta segunda-feira, 04, em solenidade, no Ciam, recursos na ordem de R$ 301.615,00. Os valores foram repassados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal de dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), via assinatura de Termo de Fomento, que corresponde ao Chamamento Público nº 001/2023. Na ocasião, foram destinados valores para 8 instituições que submeteram projetos ao Comdca.

De acordo com Roselene Andrade – presidente do Comdca, os recursos oriundos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, foram de captações de recursos realizados tanto nas campanhas do Imposto de Renda, como repasse de recursos de Instituições como o Ministério Público do Trabalho (MPT), para a realização da assinatura dos termos de convênio para repasses dos recursos conforme a lei do marco regulatório, Lei Nº 13.019, no sentido de fortalecer a política pública para infância no município de Santarém através das instituições da sociedade civil e instituições governamentais que têm como escopo a pauta da infância e da adolescência em Santarém.

“Ressaltamos a importância tanto da campanha do Imposto de Renda, como também das instituições que reconhecem a seriedade do trabalho desenvolvido no município de Santarém, visto que os referidos repasses são determinantes para o fortalecimento das ações das instituições que atuam na defesa de direitos de crianças e adolescentes no nosso município,” ressaltou Roselene Andrade, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os recursos foram destinados para a  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém – APAE, no valor de 40 mil reais, que será  investido em equipamentos para a academia inclusiva; Espaço Social Mãe Natureza – repasse no valor de 40 mil reais, para o projeto ‘Juventude Conectada’; Obras Sociais e Educacionais da Igreja de Deus no Brasil - A Mão Cooperadora, valor de 20 mil reais, no projeto de implantação do parquinho infantil da Mãe Cooperadora; Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (Adefis) o valor de 39.973, para o projeto de fortalecimento da inclusão nas escolas; Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) o  valor de 60.534,00, beneficiando 2 projetos, Projeto Nutrir e Acolher e projeto de implantação de materiais permanentes para melhorias dos atendimentos do Capsi, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, o valor de 40 mil reais, para o projeto Olhando para o Futuro e para a Fundação Esperança, o valor de 40.573,00, projeto fortalecendo a autoestima através dos serviços clínicos e psicoterapêutico.

Irmã Ieda de Souza, coordenadora do Espaço Mãe Natureza, contou que o espaço conta com 185 crianças e adolescentes participando de vários projetos desenvolvidos na instituição e que o repasse irá contribuir com mais projetos.

“É uma alegria muito grande termos essa oportunidade. Com certeza, com essa doação, com esse prêmio, vamos dizer assim, nós vamos ter muito mais condição de realizar o nosso trabalho com mais alegria, mais dignidade, para nossa meninada no espaço social Mãe Natureza e nós agradecemos muito o Comdca, a Prefeitura, através de todo o serviço social que nos deu a honra de hoje, comemorar, assinar e com isso só alegria,” disse irmã Ieda.

O projeto aprovado Juventude Conectada, do Espaço Social Mãe Natureza, vai trabalhar com a juventude para cursos profissionalizantes de informática, aquisição de computadores para a sala de informática, visando a inserção no mercado de trabalho.

"Iniciamos 2024 beneficiando por meio do Comdca projetos tão importantes voltados a atender melhor crianças e adolescentes no nosso município, todos ganhamos em poder contribuir com esses projetos, e que possamos continuar avançando e contribuindo com mais projetos em Santarém,” disse Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

O prefeito Nélio Aguiar lembrou que desde 2017, fruto de um trabalho conjunto, o município vem conseguindo captar recursos de várias instituições privadas, projetos, cujo repasse destes recursos evidencia que a assistência social de Santarém é referência no estado do Pará.

"Avançamos muito desde 2017 e estamos colhendo os bons resultados. As parcerias com a iniciativa privada são fundamentais para captar os recursos necessários. Já conseguimos mais de 8 milhões de reais, e se a gente não tivesse ido buscar, ter ido atrás, teria feito muita falta para muitos projetos sociais. A gente sempre acreditou nas parcerias, a gente sempre apostou nisso, e a gente está comemorando esses resultados. O projeto com a Vox Contábil, eu acredito que foi o primeiro no Pará que hoje está sendo copiado, hoje nós estamos sendo destaque, somos referência nesse projeto Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém. Parabéns as instituições que buscam diariamente meios para se desenvolverem e oferecer melhor serviço a nossas crianças e adolescentes," avaliou o gestor municipal Nélio Aguiar.

Também participaram da assinatura o presidente da Vox Contábil Mikhail Carvalho, Delegado da Receita Federal Elcio Nogueira, os secretários de planejamento Andreo Rasera, de Saúde Albino Luciano, representando a Secretária der Educação Maria José Maia, Claíde Marques, e o coordenador de licitação da prefeitura Roberto Lavor.