3. Assistência Social
  4. Prefeito Nélio visita obras da reforma e ampliação do CRAS Santarenzinho
Prefeito Nélio visita obras da reforma e ampliação do CRAS Santarenzinho Autor: Divulgação Semtras

Prefeito Nélio visita obras da reforma e ampliação do CRAS Santarenzinho

Geisa de Oliveira
A reforma e ampliação é fruto de parceria com a Organização Internacional Humanitarian Experience (HXP).

O Prefeito Nélio Aguiar, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, visitou na última terça-feira, 18, as obras de reforma e ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santarenzinho. A obra está sendo executada por meio de parceria com a Organização Internacional Humanitarian Experience (HXP). O grupo está construindo duas salas acessíveis para atendimentos.

A parceria entre a Prefeitura e a HXP iniciou em 2017, com a participação de 575 voluntários em sete projetos concluídos na área da educação e assistência social. As obras no CRAS Santarenzinho correspondem a 6ª edição da parceria e ao 8º projeto realizado em Santarém.

"Este projeto humanitário muito dignifica seus participantes, pois os 95 jovens voluntários deixam seu País, suas famílias, abrem mão das férias escolares e vêm servir seus semelhantes de forma 100% abnegada no Brasil em nossa querida cidade de Santarém, com recursos próprios e de suas famílias. Eles se sentem felizes e realizados ao fazê-lo! A HXP tem grande satisfação em executar projetos de tal magnitude humanitária, construindo estas salas de atendimento, em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Semtras, em prol das famílias que mais precisam, contribuindo assim com a atomização dos serviços socioassistenciais ofertados por este tão importante equipamento que é o CRAS Santarenzinho”, expressou o coordenador local da HXP Marcicley Nogueira.

A jovem Gabriela Segura faz parte deste primeiro grupo que iniciou as obras da ampliação. Ela contou como é estar aqui com o seu grupo.

"É a primeira vez que eu estou aqui nesta parte do estado do Pará. Eu gostei bastante, o povo, a cultura e os jovens. É a primeira vez para muitos numa experiência fora de seu País. É muito importante para ter essa experiência, porque tem que entender que o mundo é tão grande e mesmo que somos pequenos podemos fazer a nossa parte e quando estamos servindo outros estamos fazendo o serviço de Deus também e aí quando eles têm essa experiência durante esse tempo que é tão importante, eles têm uma mudança de coração e essa mudança vai ajudá-los a crescer", contou a jovem voluntária.

“Mais uma vez a gente conta com essa importante parceria na Secretaria de Assistência, dessa vez beneficiando o CRAS Santarenzinho, que é muito abrangente, poder ver os jovens da HXP, com tanto entusiasmo e garra nos deixa muito feliz e agradecemos a todos que se propõem a sair de seu país para vir a Santarém contribuir com a população,” observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

"Vim aqui para agradecer o trabalho voluntário de todos vocês. Esse projeto me conquistou desde o primeiro momento em 2017. Somos um governo que busca sempre as parcerias, e através delas a gente consegue fazer muito mais para a população, o que vocês fazem que possa servir como exemplo, o quanto é importante a gente tirar um tempo da nossa vida e se dedicar em prol do nosso irmão. Através desse projeto a gente já beneficiou a área da educação e desde o ano passado estamos contando com essa parceria na Secretaria de Assistência Social,” enfatizou o prefeito Nélio Aguiar.

O CRAS Santarenzinho atende os bairros Santarenzinho, Amparo, Alvorada, Salvação, onde está localizado o conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, Conquista, São Cristóvão, Novo Horizonte e três comunidades, sendo elas: Pajuçara, Santa Maria e Cucurunã. O equipamento oferece, também, acolhimento às famílias que se encontram na ocupação do Espírito Santo e Império do Tapajós.

Atualmente, a unidade possui cerca de 8.195 famílias cadastradas e tem como coordenador o assistente social Aguinaldo Sanches.