3. Assistência Social
  4. População de Santarém vota para escolher os novos conselheiros tutelares para o quadriênio 2024/2027
População de Santarém vota para escolher os novos conselheiros tutelares para o quadriênio 2024/2027 Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
Filas foram registradas nos maiores colégios de votação.

Este domingo, 01, foi marcado pela eleição unificada para escolha dos novos membros que vão compor os Conselhos Tutelares do Brasil. Em Santarém, 53 candidatos concorreram a 15 vagas de titular e 15 suplentes, neste processo, sendo: vagas para 5 titulares e 5 suplentes para cada um dos 3 Conselhos Tutelares. O processo de votação no município foi bem tranquilo, mas foram registradas filas logo nas primeiras horas da votação, no polo Nova República, na Escola Princesa Izabel e, também, no polo Centro, no colégio Dom Amando.

Em Santarém a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), esteve à frente acompanhando todo o processo, fazendo divulgações, reforçando a importância da participação de toda a população na escolha dos representantes da sociedade que trabalharão para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes e estarão por 4 anos, 2024/2027, desempenhando o papel de conselheiro tutelar do município.

Presença maciça de eleitores.

A eleição aconteceu de 8h da manhã até às 17h, e pela primeira vez contou com apoio do Tribunal Regional Eleitoral com o uso de urnas eletrônicas, com 80 urnas, divididas em 9 polos. Aproximadamente 420 pessoas foram envolvidas neste processo de eleição no município. O eleitor pôde votar em 5 candidatos, seja do Conselho 1, 2 ou 3.

A presidente do Comdca, Roselene Andrade, agradeceu a expressiva participação da população, que mesmo não sendo obrigados, exerceram a cidadania.

"Apesar de não ser obrigatória, é uma eleição importantíssima, porque é um processo que escolheu os conselheiros que irão zelar pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, na política pública da infância. Por isso, agradecemos a todos que estiveram envolvidos neste processo e, principalmente, aos nossos eleitores".

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, agradeceu a todos que compõem o Comdca, a Comissão Eleitoral por todo o trabalho e a todos que direta ou indiretamente estiveram ligados no processo de eleição unificada e a população que foi exercer sua cidadania.

"Sem dúvidas, foram meses de muito trabalho, desempenhados com muita responsabilidade por todos os membros do Comdca, Comissão Eleitoral, Semtras, demais servidores da Prefeitura, que estiveram conosco nesse processo extremamente importante na política voltada para crianças e adolescentes de Santarém. Os 3 Conselhos Tutelares são ligados à Semtras e nós vamos continuar com todo apoio necessário para que o excelente trabalho continue", agradeceu Celsa.

Após o encerramento da votação, teve início na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, o processo de apuração dos votos. A lista com os nomes dos eleitos, tem previsão de ser divulgada por volta das 22h.

A população poderá acompanhar a apuração em tempo real, neste domingo, a partir das 17h, neste  link.