3. Assistência Social
  4. População de Santarém elege os novos conselheiros tutelares do município. Confira os eleitos
População de Santarém elege os novos conselheiros tutelares do município. Confira os eleitos Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
A votação foi considerada expressiva e o pleito ocorreu dentro da normalidade

A eleição unificada para escolha dos Conselheiros Tutelares, dos Três Conselhos de Santarém, aconteceu neste domingo, 01. Em Santarém, 53 candidatos concorreram a 15 vagas de titulares e 15 de suplentes, neste processo, sendo: 5 vagas para titulares e 5 suplentes para cada um dos 3 Conselhos Tutelares.

A comissão eleitoral avaliou que o processo de votação no município foi bem tranquilo, mesmo com o registro de filas e algumas denúncias sobre boca de urna, que serão apuradas pela comissão.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), esteve à frente acompanhando todo o processo, até o encerramento da apuração. Os eleitos trabalharão para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, por 4 anos, 2024/2027.

A eleição aconteceu de 8h da manhã até às 17h, e pela primeira vez contou com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o uso de urnas eletrônicas, foram utilizadas 80 urnas, divididas em 9 polos.

O eleitor pôde votar em 5 candidatos, seja do Conselho 1, 2 ou 3.

A presidente do Comdca, Roselene Andrade, avaliou como muito positiva a eleição, principalmente por ter sido a primeira eleição em que foram utilizadas urnas eletrônicas.

"Etendemos que a eleição ocorreu dentro da normalidade, nós recebemos denúncias na Casa dos Conselhos, sobre boca de urna, que serão apuradas nesta segunda-feira, 02, pela comissão eleitoral, se houver procedência, serão dados os encaminhamentos necessários, mas foram pontos em menor quantidade. A posse deve acontecer até 10 de janeiro de 2024." Observou Roselene Andrade.

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, agradeceu a população de Santarém que foi exercer a cidadania e desejou sorte aos eleitos.

"Nossa população está de parabéns por ter comparecido aos locais de votação, o processo foi desafiador, mas conseguimos com que tudo ocorresse dentro da normalidade. Parabenizamos os eleitos e reeleitos e desejamos boa sorte no desempenhar de suas funções em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes," avaliou Celsa.

Após o encerramento da votação, por volta das 17h30, teve início na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, o processo de apuração dos votos.

Confira os eleitos: