1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Fortalecimento da relação entre pais, filhos e sociedade é tema de debate no Cras Nova República
Fortalecimento da relação entre pais, filhos e sociedade é tema de debate no Cras Nova República Autor: Ascom Semtras

Fortalecimento da relação entre pais, filhos e sociedade é tema de debate no Cras Nova República

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
.

A mudança de rotina ocasionada pela pandemia da covid-19 vivenciada por crianças e adolescentes, foi debatida na palestra “Desafiando gigantes: o desafio que vem de dentro” promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República para usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (Paif).

O debate colocou em pauta a realidade desafiadora dessas crianças e adolescentes que passaram a viver em isolamento social e a estudar de forma remota. Neste cenário, aliado ao agravamento das desigualdades sociais, vivenciaram a crise socioeconômica que impactou o país. Foi enfatizado a importância do fortalecimento de relacionamento entre filhos, pais, comunidade e sociedade pós pandemia.

A coordenadora do Cras Nova República, Jaciara Simões, explicou que foram realizados três momentos dinâmicos.

“Na primeira atividade os participantes foram divididos em dois grupos, cada qual composto por seis pessoas. Eles ficaram unidos em cima de uma cartolina com o objetivo de mostrar que as famílias passam por necessidades e precisam se sobressair com as dificuldades e encontrar uma solução. A segunda dinâmica utilizou balões onde participaram quatro usuários, que mostraram como resolvem os problemas cotidianos e fizeram a reflexão da vida. A terceira atividade foi utilizado barbante para mostrar o processo de rede. Nessa dinâmica uma pessoa teria que enrolar o barbante sem ajuda e a outra equipe tinha ajuda de outra pessoa, nesse sentido, a dinâmica mostrou que na vida não é diferente e que algumas vezes precisamos de ajuda, pois ninguém faz nada sozinho e que precisamos de todos, tanto da família quanto da sociedade, do governo e demais rede de proteção”, argumentou Jaciara.

A palestra foi ministrada pelo consultor, escritor da Infância e da Juventude e Presidente da Associação de Moradores do bairro Bela Vista, Rogério Batista Participaram 40 pessoas.

“A dinâmica surgiu durante o período pandêmico por preocupação de como estão as famílias hoje, na pandemia e como ficarão as famílias posterior a pandemia. Nós estivemos aqui no Cras abordando essa força interior que geralmente as mulheres têm principalmente para lidar com os problemas do dia a dia, a questão de dificuldades que se enfrentam, então foi mais um momento para despertar o motivacional. Um momento de reflexão para que a gente possa refletir sobre o que somos e o que queremos”, explicou Rogério Batista.

“Aprendemos muito com as dinâmicas. Teve uma que me surpreendeu muito, em que brincamos com um cordão, nos enrolamos todos e quando foi para desenrolar não consegui sozinha, mas com a ajuda de todos conseguimos solucionar. Assim é na vida. Me identifiquei muito com essa palestra, uma das melhores que já participei”, contou Lucilene Araújo, participante do grupo de mulheres.

“Infelizmente vivenciamos este momento pandêmico, sabemos como é importante não esquecer daqueles que vivem, ainda, o luto pela perda de entes queridos, de toda dificuldade, da importância de viver e superar cada momento pelo qual passamos, nós precisamos cada vez mais nos unirmos para ajudar um ao outro e essa dinâmica demonstrou muito bem isso”, observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.