1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Capacitação para Conselheiros Tutelares e de Direito é ofertada em Santarém
Capacitação para Conselheiros Tutelares e de Direito é ofertada em Santarém Autor: Desconhecido

Capacitação para Conselheiros Tutelares e de Direito é ofertada em Santarém

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
O curso tem foco no atendimento e papel do conselho tutelar, tornando o serviço célere, rápido e eficiente.

Iniciou nesta terça-feira, 8, no auditório do Restaurante Popular, uma capacitação sobre o papel do conselho tutelar no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. A capacitação será realizada até quinta-feira, 10.

A formação é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), em parceria com a instituição Childhood Brasil.

Participam da capacitação, Conselheiros Tutelares de Santarém e Conselheiros de Direitos.

 

 

“Trouxemos o enfrentamento as violências contra crianças e adolescentes, inclusive uma atualização da legislação. O foco é o atendimento e o papel do conselho tutelar. A gente sabe que a questão da violência contra crianças e adolescentes é um problema seríssimo em todo o Brasil, felizmente, em Santarém nós temos uma equipe da Prefeitura com toda a rede de proteção a criança e adolescente.”, explicou o capacitador José Carlos Mimbachi Jr.

 

O papel dessa rede é garantir que crianças e adolescentes que sofram uma violência, tenham um atendimento célere, rápido e eficiente.

 

“A gente trabalha com o encaminhamento das demandas que chegam até nós e é muito importante cada vez mais estarmos capacitados para atender as demandas da população sobre a situação de crianças e adolescentes”, disse Maik Miranda, Conselheiro do Conselho Tutelar I.

 

Um segundo momento também será ofertado, desta vez, com a rede de proteção, a fim de tornar esse atendimento cada vez mais eficaz.

 

“É muito importante realizar essa formação. Essas capacitações vêm fortalecer o papel do conselho tutelar. Hoje a gente precisa desmitificar esse papel, muitas coisas são cobradas, mas não são atribuições dos conselheiros, então, esse primeiro momento é específico para os conselheiros tutelares.”, observou Marileuda Cunha, Presidente do Comdca.

“Por ser um município de porte grande, em Santarém temos três Conselhos Tutelares, dois na cidade e um em Alter do Chão e o objetivo dessa formação é cada vez mais fortalecer a política de defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes, a fim de ampliar o trabalho dos nossos conselheiros tutelares e capacitá-los. Estamos promovendo junto ao Comdca essa formação para atualização das leis e para focar nas atribuições dos conselheiros do nosso município, pois, nossas crianças e adolescentes merecem ter sempre o melhor atendimento.”, avaliou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.