De 07 de abril a 07 de maio, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência, concluiu as visitas técnicas às entidades representativas do movimento das PCD do município.
As entidades visitadas e cadastradas nessa primeira etapa dos trabalhos foram: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém - APAE, Associação de Deficientes Visuais do Baixo Amazonas - Adevibam, Associação dos Amigos Portadores de Deficiência do Tapajós - AAPDT, Associação dos Surdos de Santarém - Asusant, Associação dos Deficientes Físicos de Santarém - Adefis, Associação de Pais de Pessoas com Necessidade Especiais do Tapajós – APPNET, Associação Santarena para Inclusão das Pessoas Cegas e com Baixa Visão - Assic e Associação Santarena de Desporto Paraolímpico – Asdepa.
Os encontros tiveram o objetivo de conhecer “in loco”, as diretorias, projetos, demandas e metas das entidades, a fim de propor ações para os planos e programas do município de Santarém, referentes à promoção de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, além da aplicação do diagnóstico, mapeamento e coleta de informações estratégicas para futuras tomadas de decisão.
Para o presidente da Adefis, receber o núcleo é essencial para detectar problemas e gerar soluções. “Estamos contentes com a criação do NDPD e essas visitas são importantes para a troca de ideias que possam fortalecer e trazer resultados positivos a todo segmento das pessoas com deficiência, estamos aqui para somar com o núcleo.”, destacou Claudionor da Silva Araújo.
“Esses encontros foram de suma importância, pois nos permitiram conhecer a fundo a realidade atual das necessidades de cada entidade visitadas, pois com a aplicação do diagnóstico de sondagem, temos uma visão mais ampliada dos planos que serão propostas para beneficiar seus associados.”, disse Marcicley Nogueira, coordenador do Núcleo.