A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com a secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu nesta quinta-feira (07), Dia Mundial da Saúde, uma ação de saúde bucal. Dez adolescentes do Medidas Socioeducativas estiveram participando da ação.
De acordo com a coordenadora do Creas, Jéssica Bentes, o objetivo da ação foi incentivar os adolescentes à prática da higiene bucal no seu dia a dia, estimulando o interesse em manter a dentição e boca saudáveis.
“Foi uma oportunidade para que eles possam reconhecer a importância da escovação correta dos dentes, para prevenir as cáries e outros problemas bucais, entendendo a necessidade de ter bons hábitos de higiene bucal, reconhecendo quão ofensivo pode ser o tabagismo para saúde bucal.”, ressaltou a coordenadora.
“Nessa atividade recebemos orientações de como cuidar da higiene da boca, aprendemos a forma correta de como escovar e como evitar doenças. Foi muito importante receber toda essa orientação.”, contou um dos participantes.
A Odontologista Sammya Marlen e cinco estudantes de odontologia, estagiárias da unidade básica de saúde da Área Verde, estiveram à frente da ação. Sammya agradeceu a oportunidade de levar saúde em forma de palestra e orientação.
“No dia Mundial da Saúde, é importante ressaltar a importância da saúde bucal que é de grande valia, principalmente pra quem cumpre medida socioeducativa, com a intenção de mostrar que eles não estão "abandonados" e podem sim se manter a saúde bucal e do corpo como um todo em bom estado.”, disse a profissional.
“É importantíssimo o desenvolvimento do trabalho realizado com os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, principalmente as ações que premiam o desenvolvimento integral dos respectivos adolescentes que é garantido através de ações intersetoriais, na parceria com a assistência social, saúde e educação, fortalecendo o processo da socioeducação dos nossos adolescentes.” Destacou Sandra Santana Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.